1.   
    Home
  2.  > 
    Descubra
  3.  > 
    Farol de milha ou neblina? Veja as diferenças entre eles

Descubra 06/02/2021

Farol de milha ou neblina? Veja as diferenças entre eles

documento

Há diversas funcionalidades no carro que precisamos conhecer e nos atentar para sua real utilidade. Isso não é diferente com os faróis. Cada farol tem uma função e serve para diferentes tipos de pista, luminosidade e condição climática. Neste artigo, vamos descrever, diferenciar e orientar quando usar o farol de milha ou neblina. Você sabe a diferença entre eles? Continue a leitura para saber a resposta.

Farol de milha

O farol de milha é opcional, por isso não tem em todos os veículos. Sua principal característica é ser uma luz muito forte e bem-direcionada, que alcança uma longa distância, muito mais extensa que a do farol alto. Podemos considerá-lo como um complemento do farol alto.

Quando usar farol de milhaSabe quando a estrada está muito escura? Seja na rodovia, seja em pontos da cidade sem iluminação, o farol de milha pode ser um grande aliado para melhorar a visibilidade e aumentar a segurança do motorista e dos passageiros Como sua luz é muito intensa, ele é próprio apenas para essas situações de extrema falta de iluminação, pois ao perceber qualquer outro veículo vindo em sentido contrário, é preciso desligá-lo para não prejudicar a visão do outro motorista.

Farol de neblina

O farol de neblina também não tem em todos os carros, pois é um farol complementar ao convencional. Sua luz não é focada, ela se espalha e fica bem próxima do chão. De maneira oposta ao farol de milha, o farol de neblina tem característica de iluminar o que está mais próximo ao carro e à lateral da via. Outra particularidade é que esse farol é mais usado quando o motorista se depara com o mau tempo, como dirigir na chuva.

Quando usar farol de neblinaO farol de neblina, como o próprio nome sugere, é ideal para pistas com a visibilidade prejudicada pelas intempéries como neblina, fumaça, nevasca ou garoa. Sua luz dispersa ajuda a marcar as margens da pista, auxiliando o motorista a ter mais exatidão e controle do veículo durante o trajeto.

Escolhendo entre o farol de milha ou neblina

Ficou claro que a utilidade de ambos os faróis é completamente diferente. No final, é muito simples: escolha o farol de milha se estiver em uma pista ou rodovia bastante escura, sem iluminação. Por outro lado, se estiver em um local onde a visibilidade está prejudicada, devido à presença de neblina, névoa ou fumaça, utilize o farol de neblina. É importante que esteja claro que tanto o farol de milha quanto o de neblina são faróis auxiliares. Portanto, não são de uso obrigatório, mas podem ser úteis conforme as circunstâncias que descrevemos no artigo. Ter no carro o farol de milha ou neblina pode ser considerado equipar o veículo com um item de segurança, já que seu uso melhora a visibilidade e controle ao dirigir, evitando acidentes. Agora que você já sabe a diferença entre eles, consegue contar com a utilidade deles de forma ainda melhor. Gostou deste conteúdo? Se você não quiser perder nenhuma novidade, siga nossas redes sociais.

Sigam as nossas redes:

Veja também