1.   
    Home
  2.  > 
    Descubra
  3.  > 
    Primeira viagem de carro? Saiba o que levar em consideração antes de pegar a estrada

Descubra 21/01/2021

Primeira viagem de carro? Saiba o que levar em consideração antes de pegar a estrada

Em maior ou menor grau, todos nós sentimos um pouco de receio do desconhecido. Tentamos antecipar tudo em nossa imaginação e queremos que tudo seja perfeito. Queremos nos preparar, mas ficamos perdidos, não sabemos por onde começar. Não é diferente com a primeira viagem de carro, certo? Sentimos um misto de ansiedade e liberdade. E então? O que fazer? Fique tranquilo! Esse sentimento é normal e muito comum. Você vai ver que não é um bicho de sete cabeças. Separamos algumas orientações para você se organizar e fazer desse passeio uma memória inesquecível!

Por que viajar de carro?

Há várias vantagens: mais flexibilidade, poder fazer as pausas que quiser e quando quiser, economia de custos, chance de convidar amigos para curtirem juntos, mais espaço para a bagagem, etc. Ou seja, viagem de carro significa mais liberdade, privacidade, certeza de muitas recordações e histórias para contar.

Como se preparar para a primeira viagem de carro?

O frio na barriga é normal. Mas ter em mente tudo que precisamos organizar é essencial para nosso conforto, segurança e qualidade da viagem. Preparamos algumas dicas para te ajudar a não perder nenhum minuto do seu passeio. Confira!

Conheça as estradas e rotas previamente Se preciso for, utilize algum aplicativo de GPS para te orientar no caminho. Faça os cálculos de combustível e de pedágio. Esse é um bom começo: não ficar perdido e sem combustível. Para isso, planeje suas rotas, trajetos e coloque combustível de sobra. Dependendo do seu destino, você pode aproveitar e planejar algumas paradas turísticas. Muitas estradas do Brasil são maravilhosas e vale a pena investir um tempo para conhecê-las.

Faça a revisão do carro A manutenção preventiva é muito importante. É possível prever falhas e evitar dores de cabeça e preocupações bem no meio da viagem. Sempre verifique se os pneus estão carecas e não se esqueça de calibrá-los antes de pegar estrada. Pneus em mau estado podem significar grande risco de acidente, principalmente sob chuva.

Mantenha distância do carro à frenteA distância entre o carro da frente deve ser de 10 metros, ou seja, o tamanho de dois carros. Esse afastamento permite que você consiga frear caso haja necessidade. Além disso, fique atento ao limite de velocidade da pista. Não tenha pressa. A maioria dos acidentes acontece devido à imprudência dos motoristas.

Descanse antes da viagemNão importa se a viagem é longa ou curta, tenha uma boa noite de sono e descanse antes de pegar no volante. Se, no meio da viagem, perceber que está muito cansado e sonolento, encontre um local para fazer uma pausa. Nunca subestime os sinais de cansaço, saiba quando seu corpo pede por uma folga e evite acidentes graves. Você estará fazendo sua parte tomando as devidas precauções com o carro, planejando as rotas e tendo atenção e prudência. A primeira viagem de carro pode se tornar uma experiência inesquecível e o início de muitas que virão. Você gostaria de ficar por dentro de todos os nossos conteúdos? Então siga-nos nas redes sociais e aproveite!

Sigam as nossas redes:

Veja também