1.   
    Home
  2.  > 
    Descubra
  3.  > 
    Documentos digitais de veículos: quais são as vantagens?

Descubra 12/04/2021

Documentos digitais de veículos: quais são as vantagens?

A tecnologia ocupa, indiscutivelmente, uma grande parte das nossas vidas, seja no campo pessoal, profissional ou em questões burocráticas relacionadas a assuntos governamentais. Hoje em dia, é possível até mesmo abrir uma conta de banco apenas usando um aplicativo para celular e sem sair de casa. Todo esse avanço tecnológico e suas facilidades também se aplicam aos documentos digitais, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Quer descobrir quais as vantagens e como ter acesso à elas na palma da mão? Confira tudo neste artigo.

O que é CNH digital?

A CNH digital é a versão eletrônica do modelo físico tradicional e é igualmente válida perante a lei. O uso do sistema digital é uma opção, e você ainda precisará emitir a carteira impressa, mas não será preciso portá-la.

Quais são as suas vantagens?

A CNH digital tem as mesmas informações e a mesma validade do modelo impresso. Além de facilitar o acesso à ela por meio do aplicativo — que não precisa de conexão com a internet para verificação — ela é tão segura quanto a tradicional e fácil de ser solicitada.

Como emitir a CNH digital?

O documento digital é gerado pelo aplicativo CDT — Carteira Digital de Trânsito — que foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados , a SERPRO. O APP está disponível tanto para o sistema IOS como para o Android, nas respectivas lojas on line. Se você já tem o cadastro no Detran e a sua habilitação já tem o QR Code, o trâmite pode ser facilmente concluído usando o reconhecimento facial. Se tiver alguma dúvida, confira o passo a passo no site do Detran.

O que é o CRLV digital?

O CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também faz partes dos documentos digitais que podem ser acessados pelo aplicativo CDT, nele constam as informações de propriedade, por isso o porte é obrigatório. É preciso pagar, anualmente, todas as taxas do veículo, como o IPVA, taxa de licenciamento e o DPVAT, além de quitar qualquer pendência com multas. Tudo isso pode ser feito por meio do site do Detran e de forma totalmente digital.

Como emitir esse documento digital?

No portal do Detran você deve acessar a aba “serviços” e escolher a opção “CRLV digital”, tenha em mãos os dados da placa e o RENAVAM do veículo. Depois de completar o processo o CRLV digital aparecerá na tela, clique na opção “baixar” e salve o arquivo ou imprima. Você pode também poderá acessá-lo por meio do aplicativo CDT, sem necessidade de manter uma cópia física. Não há dúvida de que, no futuro, toda a burocracia dos papeis será substituída por documentos digitais e processos on line, com toda segurança e praticidade que os avanços tecnológicos podem proporcionar. É um caminho inevitável e que já faz parte do nosso dia a dia, mesmo que não notemos. Gostou do conteúdo deste artigo e conhece mais alguém que precisa dessa informação? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Sigam as nossas redes:

Veja também