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Descubra 25/10/2019

Raio X do carro da Copa HB20

Conheça detalhes do bólido usado pelos pilotos na categoria sensação do automobilismo nacional em 2019

O modelo tem como base a versão R-Spec da primeira geração do hatch, já equipada de fábrica com rodas e parachoques esportivos, e foi desenvolvido pela H Racing. O meticuloso trabalho de preparação foi realizado durante o ano de 2018, com vários testes conduzidos pelo trio de pilotos Daniel Kelemen, Rafael Lopes e Fabiano Cardoso, incluindo a participação em provas no Campeonato Brasileiro de Turismo. As alterações no HB20 foram substanciais. Como vimos, equipamentos dispensáveis para um carro de corrida como painel e bancos de passageiro se foram. Como parte do regime, os vidros laterais foram substituídos por policarbonato - e não há tapeçaria ou forrações. No fim das contas, o HB20 Motorsport pesa apenas 950 quilos, 121 a menos que o modelo de produção.

O motor 1.6 é o mesmo, mas graças ao tempero da eletrônica, que inclui uma injeção eletrônica de competição ProTune PR4, ele desenvolve 32 cavalos de potência e 1,3 kgfm de torque a mais, totalizando 160 cv e 17,8 kgfm. O catalisador foi retirado, assim como o sistema de freios ABS. Abafador do escapamento, molas e amortecedores foram substituídos por componentes desenvolvidos para competição, voltados para performance. O jogo de rodas e pneus original deu lugar a um conjunto 195/50 R15, mais largo e baixo, enquanto a embreagem ganhou componentes mais reforçados e adequados para um carro de corrida, para suportar o ritmo das trocas de marcha no câmbio manual de seis velocidades, realizadas em seu limite máximo. Toda essa transformação fez com que o HB20 Motorsport atinja velocidade máxima de 200 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos.

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