1.   
    Home
  2.  > 
    Descubra
  3.  > 
    HB20 Nova Geração: Segurança em um patamar superior

Descubra 01/11/2019

Segurança em um patamar superior

Com uma lista recheada de equipamentos, alguns deles inéditos entre os compactos, o HB20 Nova Geração chega estabelecendo novos parâmetros

Com linhas fortes e impactantes, o design ousado do HB20 Nova Geração não passa despercebido por onde passa e, sem dúvida, é o atributo que mais salta aos olhos do público em geral. No entanto, é sob outro aspecto que o modelo produzido na planta da Hyundai em Piracicaba (SP) mais evoluiu: a segurança para os seus ocupantes. Contando com uma série de equipamentos de segurança ativos e passivos, seu lançamento estabeleceu um novo padrão na categoria dos carros compactos brasileiros.

O sistema de alerta e frenagem autônomo e o sistema de alerta de mudança de faixa são as duas principais novidades, uma vez que são itens inéditos no segmento. O primeiro emite aviso sonoro e visual ao detectar outros veículos e pedestres a uma certa distância e, se não houver reação do motorista, aciona os freios são acionados de forma autônoma. Já o segundo avisa o motorista caso o HB20 esteja saindo da faixa de rolamento - o que pode evitar possíveis colisões quando um carro invade a pista ao lado.

Anjos da guardaOutro item fundamental incorporado ao HB20 Nova Geração é o controle de estabilidade (ESP), considerado por muitos especialistas como o mais importante item do gênero desde a introdução do cinto de segurança. Ele é capaz de corrigir a trajetória do veículo em situações de risco - como um desvio repentino ou quando, nas curvas, o veículo sai de sua trajetória ideal.

Segundo estudos realizados por instituições voltadas para segurança veicular, como o EuroNCAP (Europa), NHTSA e IIHS (Estados Unidos), o controle de estabilidade reduz em 23% a ocorrência de acidentes fatais e em 56% o risco de capotamento. O motorista também pode contar com uma mãozinha da eletrônica quando para o HB20 Nova Geração em ladeiras e ruas mais íngremes: o assistente de partida em rampa (HAC). Nessa situação, o sistema mantém os freios do veículo acionados por alguns segundos quando o pedal é liberado, dando tempo de pisar acelerador e arrancar com o carro sem sustos, eliminando o risco do veículo descer e provocar um acidente.

O HB20 Nova Geração conta ainda com quatro airbags (dois frontais e dois laterais) e freios com sistema ABS, que permite uma frenagem muito mais segura e eficiente, pois impede o travamento das rodas - com ele, é possível realizar um desvio de trajetória durante uma frenagem de emergência.

Outros itensAtuando em conjunto com o ABS, há também o sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que reparte a força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras na proporção ideal, dependendo de uma série de fatores. Sua atuação amplia a eficiência da frenagem, principalmente se for preciso frear em uma curva. Já o sistema de monitoramento de pressão dos pneus avisa o motorista caso algum deles perca pressão. Além de colaborar com a durabilidade dos compostos de borracha (rodar com pneus com baixa pressão aumenta o seu desgaste), ele também é importante para a segurança: em alta velocidade e em linha reta, o motorista dificilmente notará uma perda de pressão repentina - fato que, ao chegar em uma curva, pode ser perigoso. O HB20 Nova Geração conta com o sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes, câmera de ré e sensores de estacionamento, que emitem sinal sonoro de acordo com a proximidade dos obstáculos. Por fim, ele alia tecnologia à segurança com o sistema de monitoramento da traseira através de câmera (DRVM). Com este recurso, é possível acionar a câmera traseira através de um comando no sistema multimídia. O motorista ganha auxílio na visualização de pontos cegos dos retrovisores ou para monitorar uma eventual movimentação suspeita ao estacionar. É a Hyundai colocando a segurança e o bem-estar de quem está a bordo de seus carros acima de tudo.

Sigam as nossas redes:

Veja também