O projeto Floresta IONIQ utiliza três diferentes métodos de plantio: a muvuca de sementes, o plant & go e os sistemas agroflorestais. A muvuca de sementes é uma técnica inovadora que consiste na utilização de diversas espécies de sementes, que são misturadas com areia e serragem e lançadas à terra preparada.
O plant & go é um método de restauração inovador, em desenvolvimento pelo Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP) da ESALQ/USP. Ele reduz os custos e as quantidades de herbicidas utilizados na restauração para o controle de espécies invasoras. Os sistemas agroflorestais combinam o a produção agrícola com espécies de árvores produtoras de frutos que possam gerar renda extra e contribuir para que a floresta fique em pé.
Os plantios de reflorestamento já ocorreram em duas regiões: na Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, onde foram plantados 8 hectares por meio dos métodos de sistemas agroflorestais e muvuca de sementes; e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ USP), localizada na cidade de Piracicaba, São Paulo, onde 6 hectares foram restaurados a partir dos métodos de Muvuca de Sementes e Plant & Go.
Entre os anos de 2023 e 2024, mais 26 hectares serão restaurados na microrregião de Viçosa, também em Minas Gerais, em uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).