1.   
    Home
  2.  > 
    Estilo de Vida
  3.  > 
    Como dirigir no engarrafamento? 6 cuidados que você precisa ter com o carro

Estilo de Vida 24/03/2021

Como dirigir no engarrafamento? 6 cuidados que você precisa ter com o carro

Como dirigir no engarrafamento

Trânsito lento é uma situação que gera muito estresse para condutores e passageiros. Mas é bom lembrar que a pausa no fluxo não prejudica apenas as pessoas. A necessidade de parar com frequência pode desgastar componentes do veículo e até aumentar o consumo de combustível.

Para evitar problemas, é crucial aprender como dirigir no engarrafamento. Tenha em mente que ninguém está livre de enfrentar momentos como esse, seja na rotina diária, seja durante uma viagem de carro. O desafio está em manter a calma toda vez que você identificar mudanças na estrada.

Quer saber como se preparar? Prossiga com a leitura e confira!

Por que essa situação é prejudicial?

Muitos fatores podem comprometer o movimento natural do trânsito: datas especiais — aquelas que aumentam a quantidade de veículos nas vias —, chuvas fortes, acidentes e até alterações no sentido de uma pista.

São inúmeras questões que fogem do controle dos motoristas. Ainda assim, muita gente fica impaciente quando percebe qualquer variação no tráfego. Nessas horas, a ansiedade pode levar à tomada de decisões impensadas, aumentando o risco de acidentes.

Saber como dirigir no engarrafamento, portanto, é fundamental para evitar o descontrole e o desentendimento com outras pessoas. Ter cuidado ao pegar estrada com fila também garante que o seu veículo não tenha prejuízos e permaneça em bom estado.

Como dirigir no engarrafamento e evitar problemas?

O primeiro passo é reduzir a velocidade assim que você entrar em contato com a fila. Nem sempre é possível descobrir o que está causando a lentidão no trânsito, mas deixe a curiosidade de lado para evitar riscos.

Ou seja, não saia do carro para obter informações ou discutir com outros condutores. Isso só vai incentivar mais pessoas a percorrer a via a pé, colocando suas vidas em perigo.

Confira outras práticas importantes para evitar problemas.

1. Tenha atenção à marcha

Utilizar a marcha inadequada durante o trajeto pode fazer com que seu carro consuma mais combustível. Quando não houver necessidade de trocá-la, evite manter o pé sobre a embreagem. Esse hábito afasta o platô do disco e pode causar desgaste acelerado das peças.

Sempre que possível, use o ponto morto quando parado para aumentar a longevidade da embreagem. Ela só deve ser acionada na partida ou na troca de marchas, independentemente da condição do trânsito.

2. Não brinque com o volante

Muitas pessoas ligam o rádio ou conversam para se distrair durante as paradas. Porém, algumas interações devem ser evitadas nesse momento de tédio. Uma delas é a movimentação do volante com o veículo parado, que sobrecarrega o sistema hidráulico e reduz a vida útil do sistema de direção.

Outras práticas incluem usar o celular ao volante ou deitar o banco para descansar. O trânsito pode andar a qualquer instante e, se você não estiver de olho no entorno, poderá sofrer com a repreensão dos outros motoristas e até causar colisões.

3. Evite desligar o carro

Esse é um cuidado importante sobre como dirigir no engarrafamento. Algumas pessoas preferem desligar o veículo em todas as paradas, mas isso só deve acontecer quando você tiver certeza de que a pausa no fluxo será bastante longa.

Em movimentos com intervalos rápidos, de poucos minutos, o ideal é manter o carro ligado para não comprometer o funcionamento da bateria e do motor de partida. A exceção ocorre dentro de túneis, onde a recomendação é desligar para evitar emissão de poluentes e o acúmulo de monóxido de carbono.

4. Fique atento à posição neutra (N) do câmbio automático

Em carros com câmbio automático, não há a necessidade de mudar para a posição neutra (N) sempre que ocorrer uma pausa no fluxo do trânsito. A confusão ocorre porque se trata de um comando que evita a movimentação do veículo, mesmo quando está ligado e acelerando. Porém, ao contrário do que muita gente acredita, é a alternância frequente entre "N" e "D" que pode causar danos.

5. Use o freio motor adequadamente

Quando estiver no meio de uma fila de carros, evite acelerações e frenagens bruscas. Esse cuidado ajuda a economizar combustível e prolonga a durabilidade de todo o sistema de freios, incluindo também os pneus.

Em estradas com declive, o ideal é seguir com o veículo engrenado para limitar a aceleração e aliviar os freios. Usá-los em excesso durante o "anda e para" pode causar superaquecimento e consequente desgaste, fazendo com que você precise trocar peças antes do prazo previsto.

6. Invista em manutenções

Percorrer longos trajetos em baixa velocidade e com pausas recorrentes é ruim para o sistema de arrefecimento. Este não vai receber ar frontal, fazendo com que a refrigeração do líquido circulante fique por conta da ventoinha.

Felizmente, veículos com a manutenção em dia conseguem enfrentar congestionamentos de forma tranquila. Afinal, terão o nível do líquido de arrefecimento verificado, bem como o estado das mangueiras. Qualquer sinal de alteração pode ser resolvido com bons serviços especializados.

De que forma os cuidados protegem o carro?

Suavidade na direção e muita calma é a combinação perfeita para enfrentar congestionamentos. É claro que o ideal é sempre planejar melhor as rotas, observando as condições do clima, a época do ano, os horários de pico e o dia da semana.

Quando não for possível prever problemas de tráfego, coloque as dicas de como dirigir no engarrafamento em prática. Assim, você vai deixar a situação mais tranquila para os passageiros e demais condutores presentes na fila.

Cabe ressaltar que situações de trânsito lento representam uso severo do carro. Isso significa que podem desgastar componentes e sistemas do veículo rapidamente, demandando constantes reparos em oficinas especializadas.

A vantagem é que todo cuidado faz diferença na prevenção de danos e ajuda a manter seu carro em ótimo estado. Portanto, não negligencie as ações que protegem o seu veículo, seja em um dia comum, seja durante um congestionamento.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a conduzir o veículo da melhor forma. Agora que você sabe como dirigir no engarrafamento, procure repassar as orientações a outras pessoas de seu convívio. Esse trabalho conjunto certamente vai colaborar para uma rotina mais tranquila no trânsito.

Ainda não segue os nossos perfis nas redes sociais? Visite agora e acompanhe as seguintes contas: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Sigam as nossas redes:

Veja também