1.   
    Home
  2.  > 
    Estilo de Vida
  3.  > 
    Dia Mundial do Livro

Estilo de Vida 23/04/2020

Dia Mundial do Livro

Celebrado no dia em que dois gênios da literatura nos deixaram, em 1616, data serve para reafirmar o valor inestimável do hábito da escrita e da leitura

William Shakespeare e Miguel de Cervantes são dois gênios da literatura mundial, contemporâneos, que revolucionaram as obras de ficção e que vieram a falecer em 1616, no mesmo dia. É por isso que a data de 23 de abril foi escolhida para se celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. Alguns leitores podem argumentar que não há nada parecido com o cheiro de um livro novo e o prazer de folhear as páginas, enquanto outros vão mencionar a facilidade de carregar uma verdadeira biblioteca em seu leitor digital. Mas, no fim das contas, não importa o formato: um bom livro é o companheiro ideal para todas as horas, seja no café depois do almoço, no momento de relaxamento antes de dormir ou na sala de espera de uma consulta. Mais do que um instrumento para o prazer individual, os livros são as ferramentas mais eficazes que o homem já desenvolveu, desde os tempos dos manuscritos e pergaminhos, para se passar adiante o conhecimento, as ideias e os valores humanos. Segundo a diretora geral da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Audrey Azoulay, a data é uma oportunidade de reafirmar o valor das práticas da escrita, leitura, tradução e publicação. “Os livros permitem o compartilhamento de ideias e conhecimento através das fronteiras e fortalecem o entendimento mútuo e o diálogo”, disse. “Essas atividades fazem com que o ser humano evolua e prospere”. Nesse momento delicado que todos nós vivemos no momento, a leitura é uma das atividades que nos ajuda a manter a mente sã em meio à luta contra a COVID-19. Aproveite os momentos de isolamento social para colocar a leitura em dia - que tal ler aquele clássico, biografia ou coleção de contos que você vem adiando há tempos?

Para quem vai ficar em casa, respeitando as determinações dos profissionais de saúde, outra dica importante é não parar com os exercícios. Veja dicas importantes do que pode ser feito mesmo sem nenhum tipo de aparelho.

Sigam as nossas redes:

Veja também