1.   
    Home
  2.  > 
    Estilo de Vida
  3.  > 
    Roubo de carro: o que fazer em caso de furto? Como se proteger?

Estilo de Vida 16/01/2021

Roubo de carro: o que fazer em caso de furto? Como se proteger?

janela do carro com o vidro estilhaçado

Além de se preocupar com a segurança enquanto dirige seu veículo, é importante tomar os cuidados necessários com o roubo de carros. Especialmente em um país como o Brasil, em que a violência ainda é muito presente na rotina das cidades, não é incomum ser vítima de um furto ou conhecer alguém que tenha passado por uma experiência assim, certo?

Para ter uma ideia, foram registrados mais de um milhão de roubos de veículo no país entre 2015 e 2019. Apesar das quedas recentes desse indicador, a falta de uma política pública mais específica e eficiente faz com que esses números flutuem ao longo dos anos. Sendo assim, resta aos motoristas se informarem ao máximo sobre tudo o que se refere ao assunto.

Afinal, nem todo mundo sabe o que fazer em caso de furto, não é mesmo? Existem algumas estratégias e boas práticas que podem evitar com que o seu carro se torne mais um alvo de criminosos. O que acha, então, de se aprofundar no assunto e tirar todas suas dúvidas sobre o que fazer e como evitar os roubos de carro? Continue a leitura e confira!

Qual é o cenário de roubo de carros no Brasil?

Na pandemia da Covid-19, era natural esperar uma redução significativa na quantidade de roubo de carros no Brasil. Afinal, menos pessoas estavam nas ruas se deslocando, o que representava menos carros também. A realidade, porém, foi bastante diferente, pelo menos é o que mostra um estudo realizado pelo Grupo Tracker no período de isolamento social.

Comparando a segunda quinzena de março de 2020 com a primeira do mesmo mês, o aumento foi de 14,5% em todo o Brasil, quando se fala em carros, picapes e SUVs. De acordo com dados do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas), os números em 2019 também foram altos: 142,45 roubos e furtos de carros por 100 mil habitantes.

Normalmente, os furtos e roubos de carro são realizados à noite e de madrugada. Os horários menos visados são durante a tarde. Além disso, é natural que os criminosos busquem veículos de cores menos chamativas, para dificultar a identificação. Sendo assim, os modelos pretos, brancos e cinzas são os alvos mais frequentes dos ladrões.

O que fazer em caso de roubo de carro?

Nesse cenário, é fundamental entender quais medidas tomar em caso de roubo de carro. Algumas das ações mais eficientes são descritas a seguir.

Abrir um Boletim de Ocorrência

Em seguida, você precisa acionar sua seguradora. Entre em contato com a central de sinistro da companhia e relate o furto ou roubo. De acordo com o contrato estabelecido entre as partes, a seguradora vai solicitar determinados documentos — pessoais e do veículo — para, por exemplo, iniciar as buscas pelo automóvel ou pagar a indenização.

Registrar o veículo no Sistema Nacional de Alarmes

Outro procedimento a ser adotado é o registro do seu carro no Sistema Nacional de Alarmes. Isso garante que a informação seja propagada para agentes da Polícia Federal, que passam a procurar por automóveis parecidos com o que foi registrado no sistema. Quanto mais rápido for feito esse contato, maiores são as chances de encontrar o automóvel.

Como evitar furto e roubo do carro?

Além de saber o que você deve ser feito em caso de roubo de carro, é fundamental aderir a algumas práticas que reduzem as chances do seu veículo ser atacado, não é mesmo? Pensando nisso, listamos dicas que ajudam na proteção e segurança do automóvel. Confira!

Não deixe nada no interior do veículo

homem encapuzado tentando furtar veículo

Além do carro ser um atrativo para a ação de um criminoso, o que está dentro dele pode incentivar a cometer um delito. Dessa maneira, por que não evitar que o criminoso tenha essa motivação extra? Está com seu filho pequeno assistindo filmes em um tablet? Sem problemas, só não se esqueça de levar o acessório com você no momento em que for deixar o carro.

Confira se o automóvel está realmente trancado

A desatenção também pode ser um problema quando o assunto é roubo de carros. Especialmente na rotina corrida do dia a dia — seja atrasado para uma reunião, seja levando seu pet para o veterinário —, é muito comum se esquecer de trancar o veículo. Com chaves e dispositivos cada vez mais práticos, você precisa sempre ficar atento ao sair do carro e garantir que ele esteja trancado.

Acione o alarme

Além de toda a tecnologia e inovação que oferecem mais segurança para você e sua família, como air bags e sistema abs, é preciso explorar outro recurso relevante: o alarme. Por mais simples que possa parecer, esse dispositivo muitas vezes funciona como um inibidor da ação do ladrão, que pode recuar com o disparo do som mesmo após um primeiro movimento.

Tome cuidado na hora de estacionar

O cuidado com a escolha do local para estacionar seu carro também é fundamental. Sempre procure por vagas em ruas mais movimentadas, especialmente com um comércio ativo. Essa é uma forma de inibir a ação de criminosos ou até mesmo acelerar o tempo de resposta em caso de roubo. Mesmo que seja mais distante, é melhor buscar por uma vaga com essas características do que parar em um local vazio.

Não fique no automóvel parado na rua

Outro erro que pode facilitar a atividade de criminosos é ficar parado dentro do carro em uma rua menos movimentada. Afinal, o ladrão pode usar o seu medo contra você para fazer com que deixe o veículo. Muitas vezes, o criminoso não saberia como abrir o carro estacionado, por exemplo, mas se aproveita da sua exposição.

Preste atenção ao parar em sinais à noite e em ruas desertas

Especialmente quando falamos em segurança para mulheres — por comumente serem vistas como vítimas mais vulneráveis e menos prováveis de reagirem —, o cuidado deve ser redobrado ao parar em sinais ou ruas desertas à noite. Busque sempre lugares mais movimentados ao estacionar e fique atento quando o semáforo estiver fechado.

O roubo de carros, infelizmente, ainda é uma realidade bastante presente no dia a dia do brasileiro. Nesse contexto negativo, porém, existem ações simples que ajudam os motoristas e que podem reduzir os furtos e roubos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o cenário de roubo de carros no Brasil, o que acha de continuar bem-informado sobre assuntos relevantes para o seu dia a dia? Siga nossas páginas nas redes sociais e confira conteúdos como este em primeira mão. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Sigam as nossas redes:

Veja também