1.   
    Home
  2.  > 
    Estilo de Vida
  3.  > 
    Viagens próximas a São Paulo: 7 dicas para fugir das aglomerações e se apaixonar pelo estado

Estilo de Vida 06/05/2021

Viagens próximas a São Paulo: 7 dicas para fugir das aglomerações e se apaixonar pelo estado

viagens próximas a São Paulo

Quer se inspirar com os melhores roteiros para fazer ótimas viagens evitando aglomerações com as novas flexibilizações da quarentena no estado? Uma ótima dica é fazer viagens próximas a São Paulo, pois esse estado é muito rico e oferece várias opções de destino a poucas horas da capital. 

Todos aguardam ansiosamente pela melhora da pandemia e a flexibilização da quarentena no Brasil, mas ainda é importante e necessário manter os cuidados essenciais para respeitar o distanciamento social. Então, quem está planejando uma viagem, tem a possibilidade de optar por destinos onde não há aglomeração.

Para te inspirar a conhecer locais incríveis e fugir do óbvio, trouxemos algumas dicas com destinos próximos a São Paulo. Continue acompanhando e aproveite!

1. São Francisco Xavier

São Francisco Xavier é um distrito serrano que fica em São José dos Campos, a 150 km da capital. Muitos casais e pessoas que adoram sentir a natureza bem de perto procuram esse destino. São diversos passeios, trilhas e muitos locais incríveis para você conhecer.

Lá, você encontra cachoeiras para todos os gostos. A Cachoeira Pedro Davi é a mais visitada, ficando a apenas 3 km do centro da cidade, ou seja, é totalmente possível ir até lá de carro. Outra cachoeira maravilhosa é a do Roncador, localizada em uma propriedade privada onde há restaurante, opções de hospedagem e atividades, como montain bike e trilhas.

2. Cunha

Cunha é uma cidade serrana que fica entre São Paulo e Rio de Janeiro. É um lugar muito charmoso que parece que saiu de um verdadeiro conto de fadas. O destino é, sem dúvida alguma, um refúgio para quem gosta de aproveitar as paisagens e atrações naturais. 

O cartão-postal de Cunha é o Lavandário. Quem vai a esse destino tem essa parada obrigatória para fazer. São aproximadamente 40 mil pés de flores de lavanda plantados, que formam o cenário perfeito e inesquecível entre as montanhas da cidade. A boa notícia é que em qualquer época do ano você vai ver o local florido, por causa do clima da região e também de uma poda rotativa. Uma dica: faça uma visita ao pôr do sol, pois a cor das flores vai se acentuar.

3. Serrinha do Alambari

Você adora destinos de serra e quer curtir suas férias ou um fim de semana em uma cidade bem tranquila? Então o lugar certo é a Serrinha do Alambari, um pedaço de paraíso, que fica a 270 km de São Paulo e que é praticamente desconhecido pelos turistas.

A visita ao Poço do Céu é uma das atrações que você não pode perder na Serrinha. É uma queda d’água exótica que permite um banho de águas naturais bem relaxante. Você poderá curtir e tirar muitas fotos nas águas de cor esverdeada. Lá, não é permitido levar comidas e latinhas e nem fazer barulho. Tudo isso acaba deixando o lugar preservado e mais selvagem.

4. Guararema

Essa é uma cidade que fica a 80 km da capital — aproximadamente 1 hora de viagem. É a opção perfeita de bate e volta de carro para quem quer sair da rotina e curtir um local cheio de atrações incríveis.

Os programas gratuitos chamam a atenção nessa cidade. Uma atração que você não pode perder é o Recanto do Américo, pois é um dos cartões-postais do lugar. Ele fica cercado pela natureza, bem à beira do rio Paraíba. As pontes suspensas acabam deixando o passeio mais divertido.

Aos fins de semana, você tem a chance de dar uma volta de trem até o bairro de Luiz Carlos. O trem turístico é feito de 3 carros de madeira, tracionados por uma locomotiva a vapor, a maior em atividade no país. É um passeio incrível em que você percorre 7 km de pura diversão e aventura.

5. Ilha do Cardoso, Cananéia

Outra opção muito interessante é a Ilha do Cardoso, localizada no município de Cananéia, a 215 km da capital. É um lugar perfeito para relaxar, pois é bem isolado no litoral. Como o acesso é um pouco complicado, é preciso escolher entre embarcações que geralmente levam uma ou três horas para chegar até a ilha. É o passeio ideal para aquela viagem mais longa, para aproveitar tudo que o lugar tem para oferecer.

Você estará em uma ilha coberta por mata nativa em 90% do seu território. Além disso, há várias praias, dunas, cachoeiras e piscinas naturais para explorar. Outro grande destaque da Ilha do Cardoso é a biodiversidade marítima e terrestre, sendo o boto-cinza um visitante bem frequente das águas. 

6. Areia que Canta

A incrível nascente Areia que Canta de águas cristalinas com um tom bem esverdeado está localizada dentro do hotel fazenda que recebe o mesmo nome. Um lugar lindo que fica em Brotas, a 206 km de São Paulo.

O local é composto por grãos de quartzo bem pequenos (que produzem um som bem parecido com o de uma cuíca) e por uma areia bem branca. Para os hóspedes do hotel, a visita à nascente é totalmente livre. Já os visitantes que quiserem conhecer toda essa beleza, precisam comprar um ingresso à parte.

O passeio é feito por circuitos que podem ser fechados de diferentes formas, e ainda podem incluir o uso da infraestrutura de lazer do hotel e um almoço no restaurante da fazenda. Lembrando que o circuito inclui visitação à nascente, banho nas corredeiras do rio Tamanduá e trilha para toda a família

7. Visconde de Mauá

Visconde de Mauá fica a 290 km de São Paulo e a 1800 metros de altura. É um destino perfeito que todos deveriam visitar. Se você quer conhecer lugares novos, se desligar da correria do dia a dia e curtir a beleza da serra, esse é o lugar ideal. 

A Cachoeira do Maromba é um dos lugares imperdíveis de Visconde de Mauá. Uma trilha bem curta leva até um poço de águas esverdeadas e cristalinas. Um mergulho é tudo que você vai querer quando chegar lá!

Agora você já conhece os melhores lugares para curtir sua próxima viagem e se apaixonar ainda mais por São Paulo. Lembre-se de garantir segurança na sua viagem de carro, para que tudo seja perfeito.

Viajar de carro é uma experiência inesquecível e enriquecedora, afinal, você e sua família podem curtir as paisagens durante percurso, conhecer novos destinos em uma roadtrip e desvendar locais que jamais conseguiriam ter acesso a pé. Mas lembre-se de que, independentemente do destino escolhido, é imprescindível que você tome alguns cuidados para ter conforto e segurança, como fazer uma revisão completa no veículo antes de pegar a estrada.

O que achou dessas dicas de viagens próximas a São Paulo para fugir da multidão? Aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer esses destinos!

Sigam as nossas redes:

Veja também