1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    De olho na pressão

Hyundai Explica 26/11/2019

De olho na pressão

Conheça o TPMS, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, recurso de segurança presente no HB20 Nova Geração

A calibragem correta da pressão de ar nos pneus é fundamental para qualquer automóvel, pois ela tem reflexos diretos no conforto, segurança e economia de combustível. Por isso, a Hyundai incorporou o TPMS - sigla em inglês para Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (Tyre Pressure Monitoring System) - no HB20 Nova Geração.

Como o nome sugere, o sistema realiza o monitoramento, em tempo real, da pressão de todos os pneus. Cada um deles é equipado com um sensor, montado na roda, dentro do pneu, que transmite os dados por radiofrequência. Assim, se um ou mais pneus estiverem com pressão significativamente baixa, é exibido um alerta no painel. Dirigir o veículo com os pneus com a pressão significativamente baixa pode causar superaquecimento e danos em sua estrutura. Além disso, a pressão abaixo do recomendado aumenta o consumo de combustível e reduz a vida útil da banda de rodagem - ou seja, o pneu dura menos do que poderia. Mais importante ainda é que pneus com baixa pressão podem afetar a dirigibilidade em curvas ou em desvios de trajetória, além de aumentar a distância necessária para a frenagem. Em resumo, comprometem a sua segurança. Por isso, o TPMS é um importante recurso adicional de segurança do HB20 Nova Geração. Então, ao visualizar esse alerta, o motorista deve buscar um lugar seguro para verificar os pneus, calibrando-os com a pressão adequada ou, se houver um furo, substituí-lo pelo estepe. Até chegar nesse local, preventivamente deve-se reduzir a velocidade e frear antes do que normalmente faria.

É importante ressaltar que o TPMS não é um substituto para a manutenção regular dos pneus que devem ser calibrados mensalmente, pois pressão pode baixar gradativamente, sem que atinja um nível suficiente para acender o indicador no painel. A pressão adequada para os pneus também está indicada em uma plaqueta no próprio veículo, localizada na coluna central do lado do motorista. No caso de um furo no pneu, é importante que o reparo seja feito em uma concessionária da Hyundai Motor Brasil - técnicos irão fazer a devida inspeção e será utilizado um agente de reparação de furo adequado para não danificar o sensor de pressão.

Sigam as nossas redes:

Veja também