1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    Entenda qual é o insulfilm permitido por lei

Hyundai Explica 10/06/2020

Entenda qual é o insulfilm permitido por lei

Escurecer os vidros é barato e traz vários benefícios ao motorista. No entanto, é importante saber quais são as características do insulfilm permitido por lei. Caso a porcentagem de visibilidade esteja aquém do autorizado, o condutor pode ser multado e obrigado a remover a película. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e evitar esse problema!

Quais os benefícios do insulfilm?O insulfilm é uma fina película aplicada no vidro de um veículo para escurecê-lo. Apesar de muitos pensarem que ele serve apenas para fins estéticos, existem várias outras vantagens. Veja algumas a seguir.

Diminui a temperatura

O acúmulo de calor em um veículo não é apenas desconfortável para você e seus passageiros: ele pode danificar o interior e aumentar o uso do ar-condicionado — o que também significa mais gastos com combustível. O insulfilm ameniza a luz solar e oferece mais conforto para você e sua família.

Reduz o brilho

A visão reduzida e a fadiga ocular devido ao excesso de luminosidade podem resultar em condições de direção perigosas. O insulfilm aumenta a segurança e a visibilidade para você e seus passageiros, reduzindo o brilho incômodo e perigoso.

Oferece proteção UV

O calor não é o único inimigo do seu carro. A radiação ultravioleta é a causa nº 1 do desbotamento interno e, ainda mais preocupante, pode acarretar danos à pele. A película nos vidros também reduz esse problema.

Aumenta a segurança

Em poucos segundos, um ladrão pode ver e roubar um item de valor no carro. Isso é particularmente perigoso se você estiver no veículo durante o ataque. O insulfilm oculta o interior do carro, oferecendo mais segurança e privacidade. Além disso, em caso de acidente, a película fornece uma barreira extra de proteção — evitando que os fragmentos do vidro sejam lançados sobre os passageiros.

Melhora a aparência do carro

Além de todas essas vantagens, o insulfilm incrementa bastante o visual do veículo, dando um ar mais esportivo e luxuoso.

Qual é o insulfilm permitido por lei?Para não prejudicar a dirigibilidade do motorista, além de garantir segurança para passageiros e pedestres, existe um limite de insulfilm permitido, o qual varia de acordo com a posição do vidro do carro. Muitos acreditam que não é permitido colocar insulfilm no para-brisa, porém, essa informação está errada. Segundo o CONTRAN, a transparência mínima nesse vidro é de 75%. Já nos laterais dianteiros, é de 70%, e no restante, de 28%. Você deve se perguntar: e como esses níveis são verificados? O fiscal utiliza um medidor que analisa a passagem de luz — conhecido como luxímetro. Caso o insulfilm esteja em desacordo com o indicado na legislação, o valor da multa pode chegar em R$ 195,23 (além de 5 pontos na carteira). O automóvel também pode ser retido para regularização. Agora que você já sabe qual é o insulfilm permitido por lei, aproveite todos os benefícios sem o medo de ser multado e, claro, sem atrapalhar sua direção. Gostou deste artigo? Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e receba mais informações gratuitas para proteger o seu carro!

Sigam as nossas redes:

Veja também