1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    HB20 Sport: esportivo e potência para os descolados rodarem com ousadia

Hyundai Explica 10/06/2020

HB20S Diamond Plus: quase um diamante II com design e tecnologia

Elaboramos este artigo para falar de um dos modelos mais especiais de toda a linha Hyundai: o HB20S Diamond Plus. Como você perceberá na leitura, essa versão é o resultado da conciliação inteligente entre esportividade e elegância, refinamento e funcionalidade, estilo e espaço. Então, para abordar todos esses pontos com a devida atenção, preparamos este texto especial sobre o modelo, elencando suas principais qualidades e características. Assim, você reforça o seu processo de decisão, identificando o Hyundai mais compatível com o seu estilo de vida. Vamos lá!

Os principais destaques do HB20S Diamond PlusO primeiro ponto é a origem do HB20S. Como o nome sugere, essa é a variante sedan do famoso compacto Hyundai, o HB20. Assim como o seu “irmão menor”, o HB20S traz muito do DNA funcional, moderno e urbano que conquistou os proprietários desde a primeira geração. Além disso, é importante fazer uma menção especial ao estilo. Afinal de contas, a família HB20 entrou em uma nova geração, inaugurando linhas ainda mais modernas, atraentes e sofisticadas. Agora, conheça os principais destaques do HB20S Diamond Plus!

Refinamento

Diamond Plus. Um nome perfeito para um carro exclusivo e sofisticado. Não por acaso, essa é a versão de topo da linha HB20, concentrando um grande número de itens estéticos e tecnológicos para conquistar as pessoas mais exigentes. Basicamente, tudo nesse modelo gira em torno de agradar seu proprietário, oferecendo: • condução prazerosa; • opções de entretenimento; • dispositivos ativos e passivos de segurança eletrônica; • desempenho vigoroso; • ampla conectividade; • conforto a bordo.

Potência

Também é importante evidenciarmos o cuidado mecânico no desenvolvimento do HB20S Diamond Plus. Assim como um diamante, a motorização desse modelo destoa das demais da família HB20, equipando um conjunto exclusivo que se apoia nas tecnologias de downsizing e turbo alimentação para entregar uma performance esportiva, confortável, silenciosa e econômica.

Tecnologia

Com um design que homenageia o futuro e o inesperado, o HB20S Diamond Plus é coerente em sua oferta de tecnologia embarcada. Além de uma lista generosa de itens de comodidade e conveniência, o modelo é equipado com uma série de sensores, sistemas e dispositivos fundamentais para proteger o que realmente importa: você e sua família.

As principais características do HB20S Diamond PlusPara além dos recursos mencionados, existem características especiais nesse modelo que merecem a sua atenção, principalmente em termos de espaço, motorização, tecnologia e conveniência. Veja!

Espaço

Como é comum a todo sedan, o público desse tipo de veículo sempre atribui uma atenção especial às dimensões do veículo. Felizmente, o HB20S Diamond Plus tem medidas mais que confortáveis para o seu dia a dia, com 4,26 m de comprimento, 1,72 m de altura e 1,47 m de altura. Tecnicamente, esse volume é capaz de entregar um excelente espaço interno por meio dos 2,53 metros de distância entre-eixos. Isso significa que todos os ocupantes aproveitarão uma viagem tranquila e confortável, sem pressionar joelhos contra bancos ou cabeças contra o teto. Outro detalhe importante do HB20S Diamond Plus é a sua espetacular capacidade de bagagem no porta-malas, que conta com 475 litros. Em comparação, esse é uma capacidade encontrada, normalmente, em veículos bem maiores, como aqueles que disputam a categoria dos sedans médios. No entanto, com uma estratégia inteligente de design, a Hyundai conseguiu oferecer esse enorme potencial de armazenamento, sem comprometer o estilo arrojado da nova traseira — que, nessa geração, apresenta um caimento da coluna C bastante semelhante ao dos clássicos coupés esportivos. Por fim, vale uma menção especial à capacidade volumétrica do tanque de combustível de 50 litros. Aliado a uma motorização moderna e eficiente, o sedan compacto consegue uma autonomia extraordinária de 785 km quando abastecido com gasolina, em trajetos rodoviários.

Motorização

Mas se engana quem pensa que o HB20S Diamond Plus apenas sugere a esportividade. Na realidade, o modelo encarna um espírito esportivo, justamente por conta do conjunto mecânico que o equipa. Nessa versão, a Hyundai emprega o moderno motor Kappa 1.0 TURBO GDi, que desempenha 120 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque. A grande questão aqui não está na leitura fria desses números, mas sim na interpretação do que eles significam: o motor turbo empurra o HB20S Diamond Plus a 17,5 kgf.m logo aos 1.500 RPM, provocando uma aceleração imediata. Isso significa muito mais agilidade e segurança no trânsito, tanto em uma aceleração parada quanto em uma retomada. No entanto, existe outro ponto valioso por trás desse conjunto mecânico. Percebe como todo o torque é despejado logo aos 1.500 RPMs? Pois bem, o RPM é a métrica de giro do motor. Quanto maior ele for, maior o esforço do motor para exercer o deslocamento e, portanto, maior o consumo. A tecnologia do downsizing aposta em uma combinação de dois conceitos importantes: a redução do cofre do motor e a turbo alimentação, que suplementa a injeção de ar na câmara de combustão. O resultado disso é um modelo que combina a economia de um popular com o desempenho de um pequeno esportivo. Inclusive, falando de economia, vale destacar que o HB20S Diamond Plus registra uma média de 15,7 km/l, quando abastecido com gasolina e rodando em trajetos majoritariamente rodoviários.

Tecnologia

Nesse modelo, a modernidade está por todos os lados. Primeiro, podemos apontar as soluções tecnológicas que tornam a condução mais confortável para o cotidiano das cidades, como o câmbio automático de 6 velocidades e a direção elétrica. Também é importante mencionarmos os principais sistemas de segurança, como o ESP, também conhecido como controle eletrônico de estabilidade. Essa é a tecnologia responsável por, entre outras coisas, aprimorar a dirigibilidade e o controle da condução em situações de risco. Além disso, o veículo conta com controle de tração e partida em aclive, que impede a perda da tração durante acelerações em terrenos íngremes. Outro item essencial é a tecnologia de frenagem ABS, que evita o deslizamento das rodas e entrega uma desaceleração fracionada e segura.

Conveniência

Por fim, existem os itens de comodidade, também relacionados às tecnologias do veículo. Aqui, destacamos os retrovisores com rebatimento elétrico e a central blueMedia® de 8 polegadas, conectável com os principais smartphones do mercado — inclusive, oferecendo as interfaces Android Auto e Apple CarPlay. Outros itens muito especiais são a chave presencial, o carregamento USB ultrarrápido e um dos maiores recursos da nova versão de topo: o exclusivo sistema de alerta e frenagem autônoma. Por meio de uma câmera, ele consegue identificar a proximidade de carros à frente e evitar colisões.

O mesmo sistema ainda trabalha sincronizado a um alerta de mudança de faixa, disparando notificações sonoras em caso de uma mudança involuntária. Agora, aproveite para conhecer os demais detalhes do HB20S Diamond Plus!

Sigam as nossas redes:

Veja também