1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    Motor turbo: entenda como ele funciona

Hyundai Explica 13/11/2020

Motor turbo: entenda como ele funciona

Quando falamos em motor turbo, você já deve imaginar que ele é mais potente e eficiente do que os outros modelos, não é mesmo? Esse pensamento é correto. Mas sabe o porquê disso ocorrer? Trata-se da evolução da engenharia mecânica e um sinônimo de modernidade. Há alguns anos, ele era considerado artigo de luxo, mas, hoje, já é visto como uma tendência do setor automobilístico e tem preços muito acessíveis. Você quer saber mais sobre o motor turbo? Neste post, nós vamos contar como ele funciona e quais são as vantagens de dirigir um carro turbinado. Confira!

Quais são as características do motor turbo?

A principal característica do motor turbo é que ele tem um turbocompressor em sua composição — por isso o nome. Confira, a seguir, mais pontos sobre ele!

PotênciaA presença do turbocompressor é o responsável por fazer o motor turbo ser mais potente. Isso acontece por conta da maior quantidade de ar que entra no componente.

Eficiência energéticaOutra característica é a eficiência energética. Isso quer dizer que ele utiliza o combustível de modo mais inteligente, fazendo o líquido render mais, e assim, trazendo economia para o motorista.

Emissão de poluentesA sustentabilidade é um conceito que já faz parte das nossas vidas. A diminuição dos impactos causados por nossas ações no meio ambiente é uma grande preocupação mundial, por isso, o motor turbo foi desenvolvido com base nesses pilares. O ideal é que os carros tenham emissão zero, mas, enquanto essa tecnologia não chega ao Brasil, o motor turbo se destaca como a opção mais sustentável.

DurabilidadeVocê já deve ter ouvido alguém dizer que o motor turbo dura menos do que o aspirado, mas essa afirmação é falsa quando se trata de carros turbinados de fábrica. A durabilidade é a mesma, ou seja, pode investir sem medo!

Como é o seu funcionamento?

Os motores tradicionais funcionam assim: a válvula do cilindro se abre para receber ar e combustível. Depois, essa mesma válvula se fecha, comprimindo as substâncias. Quando somamos a isso uma faísca gerada pela vela do motor, acontece uma pequena explosão — ela faz com que o equipamento possa dissipar energia e, assim, o carro anda. Como você já sabe, o motor turbo é um pouco diferente, pois tem um turbocompressor. Esse item permite que o ar seja comprimido antes de entrar no cilindro, portanto, a massa de ar que chega até a câmara é maior. Tendo mais ar na combustão, a potência aumenta.

Quais são as vantagens desse motor?

Depois de ler até aqui, você já deve imaginar que o motor turbo traz uma série de vantagens. Elas são: - economia de combustível: por ser mais eficiente, gasta menos combustível; - redução na emissão de poluentes: ele emite menor quantidade de poluentes e gases do efeito estufa; - facilidade de manutenção: os cuidados são muito semelhantes aos realizados nos motores mais simples. O motor turbo é uma tendência que veio para ficar e traz muitos benefícios. A fim de conservar o seu, os cuidados são simples: o motor deve estar sempre lubrificado, o combustível precisa ter boa qualidade e as revisões periódicas não podem ser deixadas de lado.

Se você quer saber como proteger seu veículo, saiba tudo sobre manutenção preventiva no post especial que preparamos sobre o assunto!

Sigam as nossas redes:

Veja também