1.   
    Home
  2.  > 
    Hyundai Explica
  3.  > 
    Potência do motor: qual a ideal para você?

Hyundai Explica 28/12/2020

Potência do motor: qual a ideal para você?

insulfilm permitido por lei
Detalhes do motor do novo Hb20 Turbo GDI FTP

Conforto, desempenho, estilo e dirigibilidade. De uma maneira geral, esses são alguns dos fatores mais importantes na hora de comprar um carro. Mas neste conteúdo, vamos dar um destaque especial à performance do modelo escolhido. Afinal, como escolher a melhor potência do motor? Como todos sabemos, o mercado automotivo está repleto de boas opções disputando por uma vaga na sua garagem. Por isso, elaboramos este post exclusivo sobre o tema para apresentar as principais motorizações do mercado e destacar suas particularidades. Confira!

Quais são as principais opções de motorização no mercado?

Sempre que falamos de motores, existem cinco aspectos que devem ser avaliados: o tamanho, o consumo, a tecnologia, a potência e o torque. O tamanho é uma métrica dimensional, que informa o volume do cofre do motor. Como exemplo, os populares motores 1.0 recebem essa alcunha por apresentarem um cofre de aproximadamente 1.000 cm³. Já o consumo é uma métrica relacionada à autonomia e à eficiência no uso de combustível, geralmente sendo apresentada no formato km/l (quilômetro por litro). A tecnologia se refere aos diferenciais metodológicos e de construção do motor. Como exemplo, conjuntos aspirados são os convencionais, enquanto os turboalimentados sobrealimentam o conjunto mecânico com a pressurização do ar resultante da combustão. Por fim, potência e torque, que são duas dimensões de força. A potência está geralmente relacionada com a velocidade final do veículo, enquanto o torque é uma métrica de aceleração, isto é, o vigor com que o veículo movimenta sua massa em baixas rotações. Agora, confira esses conceitos nos principais motores utilizados no lineup Hyundai!

1.0Nada mais, nada menos do que o queridinho das áreas urbanas. O motor 1.0 é famoso por sua economia extrema. Como se pode notar, trata-se de uma linha de conjuntos mecânicos pequenos, com um cofre de até 1.000 cm³. Essa é uma opção excepcional para quem busca modelos econômicos, leves e ágeis para a cidade. No lineup Hyundai, você encontra essa motorização em alguns modelos do HB20 hatch e sedan, por meio do conjunto mecânico 1.0 Kappa, que desempenha até 80 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque.

1.6Existem consumidores que buscam um pouco mais de performance e elasticidade, sobretudo em rodovias e pistas que ofereçam espaço para velocidade final. É aqui que se torna interessante a aquisição de um modelo 1.6. No lineup Hyundai, você encontra essa motorização nas versões intermediárias do HB20 hatch e sedan, com o motor 1.6 Gamma de até 130 cv de potência e 16,5 kgf.m de torque. Além disso, esse mesmo motor é encontrado nos modelos de entrada da linha Creta.

1.0 TurboDownsizing — a combinação virtuosa de economia e agilidade. Os motores 1.0 turbo aproveitam os cofres pequenos e supereconômicos dos 1.0 para acrescentar a turboalimentação, que comprime os gases quentes da combustão, oferecendo fôlego extra ao veículo. Na linha Hyundai, por ora, os motores 1.0 turbinados são uma exclusividade da família HB20, equipando os modelos de topo desse compacto. Aqui, falamos do conjunto mecânico Kappa 1.0 TGDi, capaz de entregar até 120 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque — uma aceleração sensacional para dirigir na ladeira.

2.0Por último, eis uma opção há muito tempo consagrada no mercado brasileiro. Os motores 2.0 são excelentes opções para pegar a estrada, pois além do melhor desempenho, costumam ser equipados em modelos automáticos e superconfortáveis. No lineup Hyundai, o conjunto mecânico Nu 2.0 é uma exclusividade do SUV Creta, sendo um motor capaz de entregar até 166 cv de potência e 20,5 kgf.m de torque — combinando economia, performance e segurança. No fim das contas, a potência do motor não é o único aspecto importante a considerar na hora de tomar a sua decisão, mas também critérios como conforto e dirigibilidade. Agora que você tem essas noções, aproveite o momento para acessar o nosso site e conhecer o lineup Hyundai!

Sigam as nossas redes:

Veja também