Marcos Oliveira sorri para a câmera vestindo uma camisa da Hyundai em um escritório, com plantas ao fundo.

Marcos Oliveira é nomeado novo COO da Hyundai para as Américas Central e do Sul

• - Além das operações de produção em Piracicaba (SP), função inclui comando das áreas da Qualidade e Motores, reportando-se ao presidente e CEO da Hyundai Motor nas Américas Central e do Sul
  • - Com mais de três décadas de atuação na indústria automotiva global, executivo conta com ampla experiência nas áreas da Qualidade e Manufatura em marcas líderes na Itália, Alemanha e Brasil

Mar. 20, 2024

A Hyundai Motor Américas Central e do Sul anuncia a nomeação de Marcos Oliveira como novo Chief Operating Officer (COO) da marca para a região. Em sua nova função, além de ser responsável pela subdivisão de Produção (que incluiu os setores de Estamparia, Solda, Pintura, Montagem, Controle de Produção, Manutenção e Pesquisa & Desenvolvimento), Marcos, assume também a liderança da área da Qualidade e Fábrica de Motores, reportando-se ao presidente e CEO da Hyundai Motor nas Américas Central e do Sul, Airton Cousseau. A movimentação busca fortalecer ainda mais a presença da Hyundai no Brasil e agilizar a integração com os países da região que se relacionam com a fábrica em Piracicaba (SP).

Marcos iniciou sua carreira na Hyundai em setembro de 2012 como Gerente Sênior de Controle da Qualidade. Em abril de 2016, passou a ocupar o cargo de Diretor Executivo de Produção, tornando-se responsável pela unidade fabril que atualmente produz os modelos HB20 e CRETA, comercializados no Brasil e exportados para outros países da América do Sul.

Em 2022 o executivo foi promovido a vice-presidente de Produção. Na posição, Marcos liderou a constante evolução das equipes da fábrica, ampliando o desenvolvimento tecnológico dos setores de produção, que hoje contam com soluções de última geração em todas as etapas, e também na retenção de talentos, mantendo a Hyundai entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil e dando continuidade aos bons resultados alcançados nos últimos anos no ranking Great Place To Work® Brasil.

“A indicação de Marcos para a posição vem em um momento de importantes conquistas para nossos modelos produzidos na fábrica de Piracicaba. Acabamos de encerrar um ano no qual o CRETA se tornou o primeiro SUV líder geral de vendas no varejo em todo país, e já entramos em 2024 com o HB20 no primeiro lugar de vendas totais entre carros de passeio em janeiro. Durante toda sua trajetória conosco, Marcos tem demonstrado habilidades excepcionais de liderança e uma profunda compreensão do mercado automotivo. Sua experiência valiosa e visão estratégica serão fundamentais para impulsionar o crescimento contínuo da Hyundai na região”, comenta Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul.

Marcos Oliveira sorri vestindo uma jaqueta da Hyundai, dentro de uma fábrica da empresa, com um Hyundai HB20 branco ao fundo.

Marcos possui 33 anos de carreira no setor automotivo, atuando principalmente nas áreas de Qualidade e Manufatura em empresas como Volkswagen e Fiat, além de experiências internacionais na Itália e Alemanha. Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, possui especialização em Qualidade Automotiva pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e MBA em Administração de Empresas pela Escola Superior de Agricultura – ESALQ/USP. Atualmente conclui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela FEG/UNESP.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.