1.   
    Home
  2.  > 
    Inovação e Tecnologia
  3.  > 
    Carros do futuro: 6 tendências que podem chegar em breve

Inovação e tecnologia 18/02/2021

Carros do futuro: 6 tendências que podem chegar em breve

Carros SUV

Afinal de contas, como serão os carros do futuro? Em nossa visão, essa é uma dúvida bem comum e recorrente entre as pessoas justamente pelo fato de que os automóveis sempre foram máquinas presentes e funcionais em grande parte do nosso desenvolvimento na era moderna. Por isso, entre rumores de automação, eletrificação e até mesmo carros voadores, elaboramos este material exclusivo sobre o assunto. Aqui, você descobrirá as principais tendências para a indústria, entendendo como isso poderá impactar o futuro da sociedade. Então, aproveite a leitura e descubra mais sobre o tema!

O que nos espera no futuro do setor automotivo?

Sustentabilidade, segurança, economia e conforto: em nossa visão, esses serão os aspectos mais importantes na configuração do futuro da indústria. Com o tempo, esses fatores ganham força de mercado, principalmente a sustentabilidade, que é alavancada pela conscientização do consumidor. Além disso, também destacamos um aumento na sofisticação dos veículos, que serão projetados para simplificar dilemas cotidianos na vida dos proprietários. A expectativa final é de que esses carros ofereçam um hub seguro de entretenimento ou produtividade durante os deslocamentos. Por último, mas também importante, destacamos os possíveis ganhos e novidades em mobilidade urbana. Com uma frota automotiva mais inteligente e conectada, problemas contemporâneos como congestionamentos e demoras podem se tornar coisas do passado.

Quais as 6 principais tendências para os carros do futuro?

Automação, eletrificação, inteligência artificial, conectividade, economia compartilhada e, acredite se quiser, carros voadores. Essas são as seis principais tendências que deverão protagonizar o futuro do mercado automotivo nos próximos anos. Dê uma olhada!

1. AutomaçãoComo sugere o nome, é um conceito que tem o objetivo de empregar inteligência contextual, sensorial e decisiva às decisões de um veículo. O objetivo dessa tecnologia é substituir completamente a intervenção humana na condução do automóvel. Até então, a indústria atravessa um período de transição rumo a essa tendência, pois nenhuma montadora alcançou a chamada automação plena, em que o veículo seguramente já substitua o motorista em 100% dos cenários de tráfego. No entanto, é possível avaliar que as principais montadoras globais, sobretudo a Hyundai, assim como uma série de empresas de tecnologia, como Uber, Google e afins, já dedicam enormes esforços e recursos em pesquisas e aprimoramentos na área. Em um futuro em que a automação veicular alcança a plenitude, os automóveis serão revolucionados em sua forma de uso, de modo que as pessoas poderão utilizar os veículos como uma sala de estar, estudo ou trabalho durante os deslocamentos com plena segurança e conforto.

2. EletrificaçãoAqui é importante falar da revolução do carro elétrico. Mas, antes disso, é fundamental destacar o que está motivando as montadoras nessa corrida à eletrificação. Estamos falando de conceitos como sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Com o aprofundamento das questões climáticas acelerando na mesma velocidade que a conscientização do consumidor, é cada vez mais importante realizar a transição dos combustíveis fósseis para as fontes de energia renovável justamente porque isso resulta em emissão zero e maior economia. De momento, a eletrificação ainda é uma tecnologia relativamente cara, mesmo em mercados mais consolidados, como o norte-americano e o europeu. No entanto, conforme aumenta a adoção aos elétricos e a tecnologia passa a ser a norma, há uma tendência natural de harmonização dos preços.

3. Inteligência artificialTambém referenciada como IA, trata-se de um conceito intimamente ligado à automação veicular, sendo técnica e praticamente impossível imaginar uma tecnologia na ausência da outra. No entanto, a IA merece um tópico especial por outra questão. Aqui, falamos da conectividade inter veicular. Idealisticamente, é possível que os carros do futuro estejam conectados a uma mesma rede compartilhada de acordo com o seu posicionamento. Com isso, os veículos poderão comunicar entre si diferentes parâmetros como velocidade, distância e afins. Essa comunicação constante, complementada pela condução autônoma, poderá revolucionar o trânsito como conhecemos, reduzindo drasticamente o número de acidentes a quase zero, eliminando congestionamentos, aumentando a velocidade de tráfego e diminuindo os tempos de deslocamento.

4. ConectividadePara viabilizar toda essa comunicação e inteligência coletiva dos carros, o futuro automotivo está, invariavelmente, ligado à conectividade plena à internet. Inclusive, é aqui que entram tecnologias vetores como o 5G, provendo sinal de alta qualidade para os veículos em todos os lugares. Além disso, a internet a bordo será aproveitada pelos ocupantes, os quais poderão conectar seus dispositivos eletrônicos para consumir mídia, trabalhar, estudar, jogar ou afins. De certa forma, o futuro automotivo está mais ligado ao entretenimento a bordo do que à experiência de condução.

5. Economia compartilhadaUma das transformações mais marcantes da nova geração está acontecendo no comportamento de consumo. Para as duas últimas gerações, a experiência tem maior valor do que a propriedade. É com isso em mente que soluções de economia compartilhada ganharam tamanho sucesso nos últimos anos. Por isso, o futuro do mercado poderá apresentar soluções cada vez mais flexíveis para o uso dos automóveis sem exigir a compra do veículo. Aqui, falamos de modalidades de locação ou até mesmo mobilidade urbana solicitada por aplicativo.

6. Carro voadorPor último e não menos importante, os carros voadores, um antigo sonho da civilização moderna. Inclusive, podemos falar com absoluta propriedade, pois junto a Uber, a Hyundai está desenvolvendo o S-A1, um táxi aéreo para agilizar o deslocamento em grandes metrópoles. De certa forma, o carro voador está mais próximo de um drone do que de um automóvel convencional. No entanto, isso não muda o fato de que estamos cada vez mais próximos de popularizar essa tecnologia que sempre foi reverenciada pela cultura pop. Como você pôde ver nesta leitura, o futuro da indústria automotiva será repleto de novidades, lançamentos, tecnologias e curiosidades. No fim das contas, os veículos se tornarão ainda mais competentes em fazer o que sempre fizeram, além de oferecerem cada vez mais funcionalidades que vão liberar muito tempo das pessoas para outras atividades. E aí, você gostou de conhecer as principais tendências dos carros do futuro? Então, aproveite para continuar descobrindo mais sobre a indústria ao receber atualizações sobre temas como este. Para isso, é fácil: basta acompanhar nossas redes sociais!

Sigam as nossas redes:

Veja também