1.   
    Home
  2.  > 
    Inovação e Tecnologia
  3.  > 
    6 cuidados que você deve ter ao abastecer o carro

Inovação e tecnologia 22/02/2021

6 cuidados que você deve ter ao abastecer o carro

abastecer-carro

Abastecer o carro é tarefa básica e rotineira para todos os motoristas. Por esse motivo, é comum passar despercebido alguns cuidados essenciais que deve-se ter neste momento. 

A atenção na hora do abastecimento é essencial para evitar acidentes, aumentar a vida útil do carro, economizar combustível e ajudar o meio ambiente. Confira as dicas que separamos para você ficar atento nos postos de combustíveis. Boa leitura!   

1. Desligue o motor ao abastecer o carro

Jamais abasteça o carro com o motor ligado. O combustível é altamente inflamável e há grande risco de explosão. Há uma norma técnica (ABNT NBR 15594-1) que fundamenta essa regra. Inclusive, também para prevenir tais acidentes é proibido fumar nos postos de combustíveis. 

2. Confira a bomba

Antes do frentista iniciar o abastecimento, observe se a bomba está zerada. Assim, você garante que o carro receberá exatamente a quantidade solicitada de combustível. Ao finalizar o processo, verifique, no painel do carro, se o marcador de gasolina vai subir proporcionalmente à quantidade de combustível colocada. 

Além disso, quando terminar, é bom verificar na bomba se a quantidade de litros colocada corresponde ao valor pago. 

3. Abasteça em postos confiáveis

Todo mundo já ouviu a história de algum motorista que, depois de muito abastecer em determinado local, teve problemas no funcionamento do carro e o motivo era a péssima qualidade do combustível, principalmente por ser adulterado. Então, para prevenir tais problemas, prefira postos confiáveis. 

4. Verifique a tampa do combustível

É importante sempre observar o estado da tampa de combustível. Muitas vezes, esse item é negligenciado e só é notado quando ocorre algum problema, como vazamento e maior consumo de combustível, desgaste nas borrachinhas da tampa, entrada de impurezas no tanque, dentre outros. O ideal é fazer a troca preventiva a cada dois anos. 

5. Encha até a bomba desarmar

Não insista para que o frentista continue abastecendo após o desarme da bomba. Essa prática pode ser perigosa tanto para o veículo quanto para o funcionário. Os trabalhadores dos postos de combustíveis ficam expostos ao gás benzeno, extremamente nocivo à saúde, altamente tóxico e cancerígeno, seja por inalação ou contato direto. Somado a isso, essa prática pode deixar o carro com problemas no sistema de injeção. 

6. Não ande com o carro na reserva de combustível

Todos sabem do risco de o carro parar no meio do trajeto devido à falta de combustível, certo? Para evitar essa dor de cabeça, sempre mantenha o tanque com uma quantidade considerável de gasolina ou etanol para não ficar em uma situação complicada no meio da rua. 

Além disso, ao deixar a gasolina acabar, corre-se o risco de a bomba de combustível sugar resíduos que estão no fundo do tanque e mandá-los para o motor. 

Abastecer o carro com mais atenção traz diversos benefícios como evitar acidentes, reduzir o consumo de combustível e ajudar o meio ambiente. Se o seu veículo estiver equipado com o sistema de injeção direta de combustível, maior será a economia e a eficiência do motor. 

Se você se interessa por temas como este, não deixe de acompanhar nossas redes sociais e receber novos conteúdos sobre o universo dos veículos em primeira mão!

Sigam as nossas redes:

Veja também