1.   
    Home
  2.  > 
    Inovação e Tecnologia
  3.  > 
    Saiba como funciona o sistema start stop no HB20 e conheça 3 vantagens!

Inovação e tecnologia 22/02/2021

Saiba como funciona o sistema start stop no HB20 e conheça 3 vantagens!

Sistema start stop

A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante no segmento automotivo. Não apenas por uma questão de desempenho ou praticidade no dia a dia do motorista, mas também para proporcionar mais segurança e economia ao mesmo tempo. Alguns recursos tornam essas duas características possíveis, e um dos mais eficientes atualmente é o sistema start stop do HB20.

Mas o que é e como funciona tal sistema? Além disso, quais são os principais benefícios e vantagens para quem tem um veículo com a funcionalidade do start stop? O que acha de tirar todas essas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre um recurso que pode tornar a sua experiência ainda melhor? Continue a leitura!

O que é e como funciona o sistema start stop?

Apesar de implementado ainda na década de 1970, o sistema start stop passou por muitas reformulações ao longo dos anos e, atualmente, proporciona mais segurança e eficiência para os motoristas. Muito por conta dos avanços tecnológicos, hoje é mais barato instalá-lo em um veículo, e a ideia é que o sistema consiga identificar o momento de ligar ou desligar o motor automaticamente.

Como o nome indica — algo como "parar e partir" em uma tradução livre —, o sistema desliga o motor assim que o veículo para, por exemplo, a fim de respeitar um sinal de trânsito. O que acontece, na verdade, é que ele entra em um modo de espera e aguarda pelo acionamento em seguida, para que o automóvel já entre em movimento rapidamente e possa partir, sem que o motorista perceba qualquer alteração.

Outro detalhe importante é a inteligência do sistema start stop, capaz de identificar a inclinação de ladeiras mais íngremes, evitando o desligamento do motor e o risco ao motorista. Todo esse processo resulta em uma maior economia de combustível e eficiência do motor e do sistema elétrico do carro.

Quais são os 3 benefícios do sistema start stop?

Mas, na prática, quais são os diferenciais para o motorista em um veículo com o sistema start stop? Confira!

1. Redução no consumo de combustível

Um dos principais diferenciais do sistema start stop é reduzir o consumo de combustível do veículo. Apesar de imperceptível para o motorista, a tecnologia é responsável por uma economia significativa, ao impedir as paradas frequentes — especialmente nas cidades —, que geram mais trabalho ao motor.

2. Menor emissão de gases

Os cuidados com o meio ambiente são cada vez mais importantes, e o sistema start stop impacta a sustentabilidade. Como o motor consome menos combustível para manter o mesmo desempenho, também é reduzida, significativamente, a emissão de gases e poluentes que contribuem para o efeito estufa.

3. Ambiente mais silencioso

O conforto e a experiência do motorista durante uma viagem são outro ganho que o sistema start stop proporciona. Durante uma parada no semáforo, por exemplo, o motor desliga, e o ambiente fica ainda mais silencioso dentro do veículo.

O sistema start stop é mais uma inovação que oferece benefícios para o motorista interessado na performance excelente do seu carro. Com a inteligência e os avanços da tecnologia, é cada vez mais seguro contar com recursos como esse, que melhoram ainda mais a experiência.

O que acha, então, de saber um pouco mais sobre uma das linhas da Hyundai que conta com sistema start stop? Conheça todos os diferenciais e benefícios dos diferentes modelos do HB20!

Sigam as nossas redes:

Veja também