1.   
    Home
  2.  > 
    Inovação e Tecnologia
  3.  > 
    Sensor abs: como funciona e quais são as vantagens?

Inovação e tecnologia 22/02/2021

Sensor abs: como funciona e quais são as vantagens?

Além dos cuidados com a performance e o design de um veículo, é fundamental se preocupar com a segurança dentro dele. E quando o assunto é assegurar uma viagem mais tranquila para motoristas e passageiros, um avanço tecnológico pode ser considerado um diferencial: o sensor abs. Mas você sabe o que significa esse termo e quais são as vantagens? Se trata de um sistema de frenagem mais moderno que oferece mais segurança para o motorista. Atualmente, esse é um detalhe comum e muito importante em um carro. O que acha, então, de se aprofundar um pouco mais e entender o funcionamento e os benefícios do sensor abs? Continue a leitura e descubra!

O que é o sensor abs?

Um freio convencional ativa pastilhas que bloqueiam o disco de rodas e fazem com que o veículo em movimento pare. Essa alternativa, porém, oferece riscos maiores ao motorista, já que a tendência é a derrapagem do automóvel, resultando em um controle menor das reações no volante. O sensor abs garante que o travamento dos discos seja feito de forma mais suave. O Anti-lock Braking System — termo que pode ser traduzido como Sistema Antibloqueio de Frenagem — não faz o travamento imediato, o que garante um controle muito melhor para o motorista reduzir a velocidade sem que o veículo derrape. Ou seja, mesmo que precise desviar de outro automóvel ou objeto, o sensor abs torna isso possível.

Como é o funcionamento desse sensor?

O funcionamento do sensor abs é simples: em questão de milésimos de segundos, os sensores de velocidade passam as informações para o controlador eletrônico do sistema que ativa as válvulas hidráulicas para receberem o fluido e iniciarem o travamento mais sutil das rodas. Esse processo garante que o controle seja muito maior para o motorista.

Quais os benefícios do abs no carro?

Mas quais são os benefícios de contar com o sensor abs no carro? Confira!

Menos derrapagensA principal vantagem do sensor abs é a redução nas chances de derrapagem. O processo de frenagem fica muito mais delicado, evitando que o travamento brusco resulte em um deslizamento das rodas.

Maior estabilidade do veículoConsequentemente, o motorista passa a ter mais estabilidade quando realiza o travamento das rodas. Ou seja, o sensor abs impacta diretamente o nível de segurança que o veículo oferece.

Conservação dos pneus e do sistema de frenagemOutro benefício é a conservação dos pneus e do próprio sistema de frenagem, já que tais recursos são utilizados de maneira mais suave e menos abrupta, o que afeta a vida útil desses itens. Na hora de encontrar um novo veículo, é importante procurar uma alternativa que proporcione mais segurança para você e sua família. Um dos detalhes no qual deve ficar atento é em relação ao sistema de frenagem, isso torna o sensor abs indispensável para uma experiência protegida em seu carro. Mas quando o assunto é segurança, o sensor abs é apenas uma parte do sistema. Que tal conhecer mais sobre o que a Hyundai faz em relação à segurança da nova linha do HB20? Confira!

Sigam as nossas redes:

Veja também