1.   
    Home
  2.  > 
    Inovação e Tecnologia
  3.  > 
    Sistema de alerta e frenagem autônomo, aliado da segurança

Institucional 14/10/2019

Sistema de alerta e frenagem autônomo, aliado da segurança

Inédito entre os compactos até a chegada do HB20 Nova Geração, equipamento é capaz de frear o carro sem a intervenção do motorista

Pode ser o choro repentino do bebê no banco traseiro, a preocupação com algum problema de saúde na família ou o cansaço acumulado por dias intensos no trabalho. Um levantamento feito pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que analisou dados de acidentes registrados entre 2013 e 2017, revela que 48% das colisões de trânsito registradas naquele estado americano aconteceram em função de algum tipo de distração do motorista.

Além disso, segundo a mesma pesquisa, as consequências desse tipo de acidente tendem a ser mais 49% graves. Não é difícil entender o porquê: uma vez distraído, o motorista tem um tempo menor de reação - ou, em muitos casos, não tem reação alguma.

Um importante equipamento de segurança, aliado do motorista na prevenção desse tipo de acidente, acaba de fazer sua estreia no segmento de compactos aqui no Brasil. É o sistema de alerta e frenagem autônomo, a bordo do HB20 Nova Geração, nas versões HB20 hatch, HB20S e HB20X.

Uma câmera de alta resolução, discretamente instalada por dentro do para-brisa, próximo ao espelho retrovisor, monitora o trajeto do veículo à frente. Quando detecta carros ou pedestres a uma distância predeterminada, de acordo com a velocidade, emite um aviso sonoro e visual ao motorista. Depois, caso o sistema não identifique uma reação do motorista e o carro ou pedestre continuem se aproximando, os freios são acionados automaticamente.

Em velocidade de até 50 km/h, o sistema consegue parar completamente o HB20 Nova Geração, mesmo sem qualquer intervenção do motorista, antes da colisão. Se a velocidade for entre 50km/h e 60km/, o sistema minimiza consideravelmente os efeitos da batida - eliminando o fator da ausência de reação, detectado na pesquisa americana, e que é responsável pela maior gravidade das ocorrências.

O sistema de alerta e frenagem autônomo é um dos recursos que são considerados na avaliação realizada pela EuroNCAP (Programa de Segurança Veículos Novos da Europa) desde 2014. Um dos requisitos para que um veículo leve a nota máxima de cinco estrelas na proteção aos ocupantes é exatamente a presença desse sistema. O mesmo critério passará a ser adotado em 2020 pelo LatinNCAP, programa equivalente da América Latina e que, portanto, faz as avaliações dos modelos que são vendidos no Brasil.

Dentre os modelos compactos, o HB20 Nova Geração é o único de sua categoria que possui o sistema e alerta de frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa, estando ele alinhado aos mais exigentes padrões internacionais de segurança veicular. É a Hyundai, mais uma vez, na vanguarda.

Sigam as nossas redes:

Veja também