1.   
    Home
  2.  > 
    Institucional
  3.  > 
    Como prevenir o câncer? Cartilha traz 12 dicas que todo mundo deveria seguir

Institucional 27/11/2019

Como prevenir o câncer? Cartilha traz 12 dicas que todo mundo deveria seguir

Para aumentar o conhecimento do brasileiro sobre o câncer, doença que tinge pessoas de todas as idades, 27 de novembro foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Segundo o INCA (instituto Nacional de Câncer), a prevenção é feita em duas frentes: a primária, que busca diminuir a exposição a fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, e a secundária, que envolve a detecção de doença pré-malignas. Para isso, a instituição lançou uma cartilha de ações que todos nós deveríamos colocar em prática. Confira!

Fique longe do cigarroO cigarro está diretamente associado aos tipos de câncer que atingem o sistema respiratório (pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago), mas também está relacionado a muitos outros. Um cigarro libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que são inaladas pelos fumantes e pelos não-fumantes.

Mantenha uma alimentação saudávelJá ouviu dizer que a gente é o que a gente come? Isso é uma grande verdade. Uma alimentação balanceada, rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, grãos, verduras e cereais, e pobre em alimentos industrializados é um dos segredos do corpo saudável.

Pratique atividades físicasO segredo para praticar exercícios de forma regular é encontrar uma atividade que te dê prazer. Pode ser corrida, dança, academia, um esporte coletivo. Além de manter o corpo mais longe de doenças, os exercícios liberam endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Controle seu pesoA obesidade aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante ficar de olho na balança e manter o peso por meio de uma boa alimentação e prática de atividade física.

Amamente Amamentar o bebê até dois anos protege as mães do câncer de mama e a criança, da obesidade infantil. Lembrando que a recomendação é o aleitamento exclusivo até os seis meses.

Faça o exame preventivoO câncer de colo de útero é um dos mais comuns entre as mulheres e pode ser prevenido com um exame bastante simples, o Papanicolau. Ele detecta precocemente as alterações do colo do útero, além de identificar a presença de HPV, vírus responsável pelo surgimento da doença. P exame deve ser feito a cada três anos por mulheres entre 25 e 64 anos.

Vacine contra o HPVA vacina protege de alguns tipos do vírus HPV e deve ser ministrada em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Está disponível no SUS.

Vacine contra hepatite BO câncer de fígado está diretamente relacionado à infecção do vírus que causa a hepatite B, por isso, a vacinação é importante para prevenir este câncer. Ela também está disponível no SUS para pessoas de todas as idades.

Evite bebidas alcoólicasEm qualquer idade, o consumo de bebidas alcoólicas pode contribuir para o risco do desenvolvimento de câncer. Evite álcool e mantenha hábitos saudáveis.

Diminua o consumo de carne processadaPresunto, salsicha, bacon, salame e outras carnes processadas são ricos em conservantes como nitritos e nitratos, que estão associados ao desenvolvimento de câncer de intestino (cólon e reto).

Cuidado com o solA exposição solar é uma das principais causas do câncer de pele. Para diminuir os efeitos nocivos dos raios, use protetor solar todos os dias, evite tomar sol entre 10h e 16h e use proteção adequada, como chapéu, barraca e até camiseta de manga comprida, se for necessário passar muitas horas exposto.

Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalhoA manipulação de agentes químicos, físicos e biológicos no trabalho são causas bem conhecidas de câncer. Evitar ou diminuir a exposição a estes agentes é o ideal, mas exige um comprometimento de diversos setores da sociedade.

Sigam as nossas redes:

Veja também