1.   
    Home
  2.  > 
    Institucional
  3.  > 
    A ousadia em forma de automóvel

Institucional 03/10/2019

A ousadia em forma de automóvel

Com linhas sofisticadas e grande refinamento interno, Hyundai HB20 Nova Geração traz itens de segurança inéditos na categoria e o moderno motor Turbo GDI com injeção direta. Depois de muita expectativa, o HB20 Nova Geração foi revelado ao Brasil no último dia 16 de setembro. Dono de um visual sofisticado e ousado, que incorpora a nova filosofia de design da Hyundai, batizada de Esportividade Sensual, o compacto repete o feito da primeira geração e estabelece novos parâmetros para o segmento, trazendo o sistema de Alerta de Mudança de Faixa e o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo - equipamentos de segurança inéditos para a categoria.

Para facilitar o dia a dia de quem enfrenta dificuldades de locomoção, a lei garante isenção total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e IOF (Imposto Sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro).

O mês de setembro não foi escolhido aleatoriamente para a sua apresentação: sete anos antes, em setembro de 2012, tinha início a produção da primeira geração na então recém-inaugurada fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP). O HB20 logo caiu no gosto do brasileiro e, nesse período, atingiu a incrível marca de mais de um milhão de unidades vendidas. Conheça, então, o sucessor que deu continuidade a esse imenso legado.

Ousadia nas formasO HB20 Nova Geração apresenta ao Brasil a nova filosofia de design global da Hyundai, chamada de Esportividade Sensual, que fez sua estreia com o Novo Sonata e que tem como pilar fundamental a harmonização entre proporção, arquitetura, estilo e tecnologia. Distanciando-se de ideias pré-concebidas, o HB20 Nova Geração tem um visual sofisticado e ousado, com vincos e formas originais.

Um dos maiores símbolos dessa nova era na Hyundai é a ampla grade frontal, com estilo denominado Cascading. Sua forma única, com as bordas esticadas para os lados, aumenta a sensação de largura na parta frontal do carro. O conjunto óptico também se destaca, com assinatura em LED marcante, que torna o modelo inconfundível.

As linhas laterais também são fortes, com vincos que partem dos faróis, entre as janelas e as maçanetas, e terminam no meio da porta traseira, enquanto outro vinco surge nas bases das portas e complementa o visual. O efeito de teto flutuante é outra característica marcante, assim como as linhas traseiras, especialmente atraentes à noite, com as luzes acesas.

Acompanhando o novo exterior, o HB20 conta com quatro cores exclusivas: Branco Atlas, Prata Brisk, Cinza Silk e o Vermelho Magic. Também conta com as cores Preto Onix e Prata Sand.

Beleza interiorA mesma sofisticação e ousadia das linhas externas está presente no interior. Começando pelos bancos, que estão maiores, mais ergonômicos e confortáveis, com detalhes de acabamento ainda mais refinados e uma grande oferta de itens de conforto e comodidade. A regulagem de altura do banco do motorista agora é feita por alavanca, permitindo um ajuste mais preciso.

O acabamento Marrom Desert, disponível para a versão Diamond Plus do hatch, é um dos destaques: a cor marrom se faz presente no painel, console, painéis das portas, bancos e no volante. Detalhes na cor azul fazem parte do estilo e estão presentes ao longo do painel e nas costuras do banco, volante e manopla de câmbio.

O espaço interno aumentou, com 10 mm de largura na altura dos ombros e, no banco de trás, 47 mm adicionais na distância livre em relação aos bancos dianteiros. Na altura, também houve ganhos: 5 mm para os ocupantes da primeira fileira e mais 12 mm para aqueles que vão na segunda fileira. O painel de instrumentos é inteiramente novo, com velocímetro digital, junto com o computador de bordo. Assim como a central multimídia blueMedia, com tela de oito polegadas, que agora fica destacada no alto do painel, oferecendo melhor visibilidade e conta com as funções Apple CarPlay e Android Auto.

Dentre os principais itens de conforto, estão a Smart Key (chave presencial), Start Stop (partida de motor por botão), sistema Stop&Go de parada e partida automática do motor, assistente de partida em aclives, Piloto Automático e Limitador de Velocidade. Destaque também para o Smart Shift, as alavancas atrás do volante para mudanças manuais de marcha na transmissão automática de seis velocidades.

Proteção aos passageirosA Hyundai está sempre preocupada com a segurança de seus clientes. E é por isso que o quesito segurança foi aquele no qual o HB20 Nova Geração mais evoluiu, trazendo itens inéditos e exclusivos, elevando o nível na categoria dos compactos. Os destaques são os sistemas ativos disponíveis na versão Diamond Plus, que apoiam o motorista no dia a dia e em situações de emergência. O Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo funciona por meio de uma câmera de alta definição instalada na frente do espelho retrovisor, que detecta pedestres ou (E/OU) veículos adiante. Caso detecte uma possível colisão e note que o motorista não tomou nenhuma atitude para evitar a eventual colisão, o sistema entra em ação: a até 50 km/h, o sistema pode efetuar a parada completa do veículo. Acima dessa velocidade, ajuda a reduzir a velocidade e minimiza o impacto. Já o Alerta de Mudança de Faixa utiliza a essa mesma câmera para detectar as faixas de rolamento. Ao perceber que o veículo está prestes a invadir a outra faixa, alerta o motorista com aviso sonoro e visual no painel. O pacote de segurança ainda conta com itens como sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), câmera de ré, controle de tração e estabilidade, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, quatro airbags, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os cinco passageiros e sistema de fixação de cadeirinhas ISOFIX.

Coração valenteMas a grande novidade debaixo do capô é o motor Turbo GDI, dotado de injeção direta de combustível e duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT). São 120 cavalos de potência e 17,5 m.kgf de torque - sendo que a força máxima está disponível a partir de apenas 1.500 rpm. Na prática, isso se traduz em muito mais prazer ao dirigir e segurança, pois o veículo conta com mais vigor em situações como saídas de semáforos, acesso de vias rápidas e ultrapassagens. Além disso, o sistema turbo auxilia na economia de combustível, com consumo próximo ao da versão 1.0 aspirada.

Sigam as nossas redes:

Veja também