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Institucional 20/01/2020

Conheça o Hyundai i20 Coupé WRC

Um raio-x do bólido da Hyundai Motorsport que acelera no Campeonato Mundial de Rally.

O i20 Coupé WRC é o representante da Hyundai no Campeonato Mundial de Rally, o WRC - uma das mais exigentes e acirradas categorias do automobilismo mundial. Criado e produzido pela Hyundai Motorsport, o bólido enfrenta os mais variados pisos - asfalto, terra, cascalho e neve - ao longo da temporada ao redor do globo.

Baseado no Hyundai i20, compacto vendido na Europa, ele serve como base de desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias que são depois incorporadas pelos automóveis da Hyundai em todo o mundo. Seguindo a regulamentação do WRC, o coração do Hyundai i20 Coupé WRC é o motor 1.6 turbo com injeção direta de combustível, de 380 cavalos de potência e 450 Nm de torque, que foi especialmente desenvolvido pela Hyundai Motorsport. O motor trabalha em conjunto com uma transmissão sequencial de seis velocidades, com trocas feitas por paddle shifts no volante, tração integral e diferencial central eletrônico. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 4 segundos.

A estrutura do veículo é reforçada com uma gaiola de proteção em aço, soldada em vários pontos. Componentes da carroceria são produzidos em fibra de carbono, visando a redução de peso - o modelo pesa apenas 1190 quilos - o mínimo estabelecido pelas regras da competição. O aerofólio traseiro salta aos olhos - ele garante, além do visual arrojado, pressão aerodinâmica para manter o carro colado ao chão nos trechos de alta velocidade. Chamam a atenção também vários detalhes na carenagem, projetados para melhorar o fluxo de ar, assim como as tomadas de ar no capô para otimizar a refrigeração do motor. A suspensão conta com amortecedores ajustáveis, permitindo a regulagem para os diferentes tipos de terreno enfrentados ao longo da temporada. Pelo mesmo motivo, são duas medidas de rodas utilizadas: de 15 polegadas, para cascalho ou terra, e 18 polegadas, para asfalto. Para cada uma delas estão disponíveis dois tipos de pneus, uma delas especialmente desenhada para gelo/neve.

Nos freios, as pinças de quatro pistões são ventiladas, para garantir o funcionamento na temperatura ideal, e os discos de freio tem duas opções de medida - 370 mm de diâmetro para o asfalto e 300 mm para cascalho/terra. Por fim, piloto e navegador se acomodam em bancos de competição, do tipo concha, presos com cintos de segurança multiponto. O interior é despojado como todo carro de corrida, sem itens supérfluos - afinal, todo o foco está em acelerar e superar cada trecho cronometrado no menor tempo possível.

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