1.   
    Home
  2.  > 
    Institucional
  3.  > 
    Design de carro: entenda os detalhes do HB20 e seus diferenciais

Institucional 21/09/2020

Design de carro: entenda os detalhes do HB20 e seus diferenciais

Conforto, sofisticação e identidade: essas são as características mais importantes para um bom design de carro. Especialmente na Hyundai, a estética sempre foi vista como um ponto determinante para a experiência do proprietário, seja dentro ou fora do veículo. Por isso, aproveitamos o momento para criar este post exclusivo sobre o tema. O nosso objetivo é apresentar a filosofia por trás do design automotivo da Hyundai, demonstrando como essas influências impactaram a criação de clássicos modernos, como Sonata, Creta e HB20. Confira!

A importância do design de carro para a experiência do motorista

De maneira bem objetiva, a importância do design automotivo pode ser resumida a dois aspectos: a atratividade e a usabilidade. Inicialmente, os desenhistas criam esboços que tentam captar a essência do mercado, produzindo algo inédito e surpreendente. Em um segundo momento, a criatividade se une ao pensamento crítico, estimulando a criação de um modelo que seja tão bonito quanto funcional. Afinal de contas, a experiência com um veículo não acontece apenas do lado de fora, enquanto se contempla o seu estilo. Parte fundamental da interação automotiva está nas soluções de engenharia e desenho empregues pela montadora. Esses detalhes são pequenos, mas ditam a qualidade da experiência em longo prazo. Aqui, falamos da disposição de botões na cabine, do grafismo no painel de instrumentos e muito mais. O objetivo do design automotivo vai muito além de apenas encantar o consumidor. Carros bem desenhados, além de belos, são aqueles que conseguem entregar uma experiência de uso mais fácil, intuitiva e agradável, combinando segurança e conforto ampliado.

Os principais destaques de design do novo Hyundai HB20

Antes de ser lançada, a nova geração do HB20 já nascia com uma missão à sua altura: encantar o consumidor brasileiro com o mesmo impacto de sua primeira geração, que foi um modelo que fez história no mercado, com um desenho compacto, agradável e divertido. Para cumprir esse objetivo, a Hyundai fez o HB20 herdar inspirações do Sonata, modelo celebrado com a premiação GOOD DESIGN® Awards 2019 do Chicago Athenauem — museu renomado por prestigiar os melhores trabalhos artísticos do universo industrial, considerando forma, função e estética.

EstiloA melhor forma de entender o estilo do novo HB20, é conhecendo suas origens. Mundialmente, a Hyundai é conhecida por uma identidade visual de linhas fluidas e contínuas, sem vincos agressivos que quebrem a sensação de movimento e leveza de seus carros. Essa emoção captada em forma de desenho tem um nome, Sensuous Sportiness, um conceito global implementado no Sonata. No Brasil, a Esportividade Sensual dos modelos Hyundai começa a se manifestar na nova geração do HB20. Esse é um detalhe especial na variante HB20S, que agora adota o estilo fastback. Esse é um recurso estilístico que amplia a noção de esportividade do modelo, fazendo com que a queda do teto se projete sobre a tampa do porta-malas, resultando em uma traseira mais curta e agressiva.

EspaçoComo sempre falamos, o design não se resume apenas à boa estética. Um bom desenho automotivo deve considerar a funcionalidade do modelo na vida real. É por isso que a Hyundai dedicou uma atenção ainda mais especial ao espaço interno da nova geração do HB20. Afinal de contas, estamos falando do compacto mais versátil do mercado, que pode ser encontrado em: - oito versões: Sense, Sense Pack, Vision, Vision Pack, Evolution, Evolution Pack, Diamond, Diamond Plus; - quatro estilos: hatch HB20, sedan HB20S, aventureiro HB20X e esportivo HB20 Sport; - duas transmissões: manual e automática; - três motorizações: 1.0, 1.6 e 1.0 TGDi. É por isso que o departamento criativo da Hyundai considera a funcionalidade, pensando em todo os consumidores que encontrarão em alguma dessas versões o veículo perfeito. A melhor forma de perceber o aumento do espaço interno é comparando as dimensões atuais com a geração passada. Dimensões da nova geração do HB20 vs a geração anterior - distância entre eixos: 2,53 m vs 2,50 m; - comprimento: 3,94 m vs 3,92 m; - largura: 1,72 m vs 1,68 m; - altura: 1,47 m vs 1,47 m. Dimensões da nova geração do HB20S vs a nova geração - distância entre eixos: 2,53 m vs 2,50 m; - comprimento: 4,26 m vs 4,23 m; - largura: 1,72 m vs 1,68 m; - altura: 1,47 m vs 1,47 m. No fim das contas, os centímetros extras de comprimento, entre-eixos e largura contribuem para a criação de um modelo ainda mais espaçoso, mas sem perder seu DNA compacto, conservando a essência de um legítimo carro urbano.

LinhasO DNA estilístico de um carro está na composição das suas linhas. A fluidez, o ângulo, as formas e a intensidade são determinantes para configurar a emoção sentida por quem visualiza esse carro. É por isso que modelos como o HB20 Sport adotam padrões mais retilíneos, aludindo a agressividade da condução esportiva. Por outro lado, é por isso que modelos como o HB20S Diamond adotam adereços mais suaves e menos angulares, refletindo a sofisticação, o conforto e a naturalidade do desenho. Ainda assim, todos os HB20 herdam as mesmas linhas contemporâneas da filosofia Esportividade Sensual da Hyundai.

Porta-malasAlém do visual moderno e do amplo pacote de equipamentos, o HB20 é um modelo criado para ser versátil. É por isso que o porta-malas é uma parte que recebe tanta atenção durante o desenvolvimento. Especialmente na nova geração, existem duas novidades. Primeiro, a capacidade do porta-malas. No HB20S, esse volume aumentou em comparação com a geração anterior, atualmente com 475 litros de espaço, contra os 450 da geração passada. Nos hatches, o volume segue o mesmo, 300 litros. Além disso, o estilo fastback faz com que a tampa do porta-malas do HB20S ganhe uma aparência mais moderna e sofisticada , com um forte efeito tridimensional.

FaróisO conjunto ótico é parte determinante para o estilo de um automóvel, pois é o componente que assina a identidade visual do carro, fazendo com que ele seja facilmente reconhecido nas estradas. Nos novos HB20, essa identidade ganha um destaque especial. Agora, os faróis são alongados e compostos por elementos futuristas, ampliando a sensação de tecnologia e modernidade. Por último, mas crucialmente importante, o desenho do painel de instrumentos. Na nova geração, o painel ganha um estilo mais compacto, combinando elementos físicos e digitais, como o conta-giros analógico ao lado do velocímetro eletrônico. O resultado é um painel bastante intuitivo, com fontes bonitas, modernas e de fácil leitura.

Agora que você conhece os principais fatores no design de carros, aproveite o momento para se aproximar da conquista do seu Hyundai. Para isso, basta acessar nossa página, escolher o seu modelo e conversar com a nossa equipe!

Sigam as nossas redes:

Veja também