1.   
    Home
  2.  > 
    Institucional
  3.  > 
    A Hyundai no esporte

Institucional 22/03/2020

Hyundai ganha prêmio por sistema de reuso de água

Projeto reduziu a captação do Rio Piracicaba, preservando este recurso hídrico para finalidades mais nobres, como o consumo humano

A Hyundai Motor Brasil foi uma das empresas vencedoras do 7º Prêmio Ação pela Água, com o projeto “Sistema de Reuso de Água Industrial”, com o qual a empresa conseguiu reduzir a captação da água do Rio Piracicaba e de poços artesianos, com significativos ganhos ambientais, uma vez que esses recursos hídricos acabam sendo preservados para finalidades mais nobres, como o consumo humano.

Desenvolvido pelo Departamento de Utilidades, o projeto teve início em junho de 2016 e foi implementado pouco mais de dois anos depois. O sistema consiste no tratamento e reutilização da água utilizada na produção dos carros (efluentes) na planta da HMB, em Piracicaba, e recebeu aprovação técnica e licenciamento ambiental da CETESB. O Prêmio Ação pela Água foi criado no ano 2000 pelo consórcio PCJ - que administra a bacia hídrica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região que buscam recuperar, conservar e melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

O projeto

Todos os efluentes gerados no na produção dos automóveis são bombeados para a estação de Tratamento de Efluentes Industriais. Antes da implementação do sistema de reuso, a água era tratada através de sistema físico-químico e, depois, descartada na rede coletora pública de esgoto. A implementação do projeto “Sistema de Reuso de Água Industrial” incluiu etapas adicionais de tratamento - como processo de oxidação, filtros de disco, sistema de ultrafiltração com membranas de duplo estágio e osmose reversa. Atualmente, o sistema consegue recuperar 50% do total de efluentes enviados para tratamento e, futuramente, deve-se chegar a 70%. A qualidade da água obtida nesse processo é mais limpa que a captada diretamente no Rio Piracicaba. A água de reuso está sendo utilizada em várias etapas dentro da linha de montagem, como nas torres de resfriamento, na lavagem das carrocerias na área de pintura ou em testes hidrostáticos na montagem. Também utilizam a água de reuso o sistema de combate a incêndio, o próprio sistema de Tratamento de Efluentes Industriais (no preparo de produtos químicos) e o sistema de resfriamento de bombas.

Conheça a receita de sucesso da Copa HB20

Sigam as nossas redes:

Veja também