1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    12 cuidados essenciais para ter com o carro no verão

Descubra 13/11/2020

12 cuidados essenciais para ter com o carro no verão

A temporada de viagens está quase chegando! Seu veículo está preparado para esse período ensolarado? O fato é que as altas temperaturas, rajadas de poeira e as chuvas ocasionais podem prejudicar os sistemas mais importantes do seu carro. Todos esses fatores podem fazer com que alguns motoristas fiquem parados na beira da estrada — além de aumentar os gastos com manutenção. Mas não se preocupe, siga as dicas deste post para cuidar bem do seu carro no verão!

12 dicas simples de cuidados com o carro no verão

Assim como as pessoas, os carros também podem enfrentar muito desgaste devido ao calor excessivo se as precauções adequadas não forem tomadas — levando à avarias prematuras, problemas de manutenção e muito mais. Veja algumas das melhores maneiras de proteger seu carro contra os prejudiciais raios UV e o aumento constante da temperatura neste verão.

Confira dicas para evitar o enjoo no carro

1. Proteção exteriorO exterior do carro é a parte mais exposta aos fortes raios de sol — e também pode ser a parte mais prejudicada. É muito importante que você evite estacionar seu veículo exposto ao sol por muito tempo. Isso não só danifica a pintura, mas também prejudica os pneus e aumenta a temperatura interna. Embora uma garagem fechada seja a solução ideal, muitos não têm essa opção. Portanto, se você precisa estacionar ao ar livre, agora é o melhor momento para investir em uma capa de carro para mantê-lo protegido. Além disso, certifique-se de mantê-lo polido com cera. Encerar a cada 6 meses vai manter os fortes raios UV, bem como poeira e sujeira longe do carro.

2. Nível do Líquido de ArrefecimentoAlém de verificar com frequência o nível do líquido de arrefecimento, inspecione também o estado das mangueiras e do reservatório. Fique de olho em vazamentos, especialmente em juntas e pontos de conexão. Além disso, aperte as mangueiras (quando o motor estiver frio) para ter certeza de que estão firmes. Caso o nível esteja abaixo do mínimo utilize liquido de arrefecimento genuíno para completá-lo, e caso seja necessário completar com frequência procure por uma concessionária autorizada para uma inspeção do sistema.

3. Correias do motorGeralmente, há uma correia que passa entre o alternador e vários outros componentes. Ela pode se deteriorar, ficar solta e, às vezes, apenas quebrar sem motivo aparente. A correia precisa estar em boas condições e com a quantidade certa de tensão. Se você vir rachaduras ou pequenos pedaços faltando, é hora de substituí-la.

4. Limpadores de vidroSim, é verão, mas provavelmente vai chover em algum momento. Limpadores desgastados criam riscos desagradáveis ​​no para-brisa e podem afetar sua visão enquanto você dirige. Se as borrachas do limpador estiverem desgastadas ou ressecadas, procure sua concessionária para fazer a troca.

5. Sistema de ar-condicionadoNada pior do que ficar preso em um carro sem ar-condicionado em pleno verão. Reserve um tempo para testar a função em seu veículo — de preferência antes dos períodos mais quentes. Se tudo que você está recebendo é ar quente ao ligar o ar-condicionado, pode ser necessário reparar o sistema. Visite sua concessionária para uma manutenção completa.

6. PneusVerifique e monitore a pressão dos pneus. Entre bater em buracos escondidos e lidar com condições de estrada difíceis, eles merecem um bom check-up. A verdade é que os pneus perdem ou ganham pressão diariamente, dependendo da temperatura externa. Certifique-se de que eles estejam cheios antes de pegar a estrada para suas férias de verão, porque pneus com baixa pressão de ar tendem a se desgastar muito mais rapidamente. Comece encontrando a pressão recomendada para o seu veículo no manual do proprietário.

7. FreiosAfinal, há algo mais importante em seu veículo do que bons freios? O trânsito intenso, as longas viagens rodoviárias nos feriados e as condições adversas podem ter prejudicado seus freios. Estejam eles fazendo ruídos estranhos ou exigindo pressão extra, pode ser hora realizar de alguns ajustes.

8. Óleo e filtro de óleoIsso é particularmente importante se sua última troca de óleo foi realizada há algum tempo, porque as condições climáticas intensas de qualquer tipo (úmida, quente ou fria) podem exigir mais do óleo e do filtro. O óleo serve para manter as peças do motor lubrificadas enquanto o filtro trabalha para capturar detritos prejudiciais, sujeira e fragmentos de metal que conseguiram entrar no sistema. Um filtro limpo significa que mais material é coletado. Mais material sendo coletado significa óleo mais limpo. Óleo mais limpo significa um motor mais forte e eficiente. Por isso, não esqueça de fazer uma manutenção preventiva a cada 1 ano, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

9. BateriaAs baterias tendem a perder mais carga durante o verão do que no inverno. O clima quente pode fazer com que o fluido interno dela evapore. Então, para manter sua bateria funcionando sem problemas, certifique-se de mantê-la limpa. Remova qualquer poeira acumulada ao redor da base e dos terminais. Verifique também se há fios rachados ou soltos.

10. Filtros do motor e cabineSujeira, poeira e outros contaminantes são os inimigos do seu carro. A sujeira no motor pode causar uma série de problemas, incluindo a queda na qualidade do ar dentro do veículo. Para manter a sujeira longe, certifique-se de que os filtros de ar do motor e da cabine estejam limpos e prontos para o trabalho. Faça uma inspeção visual de ambos os filtros e, se algum deles estiver excessivamente sujo, substitua por um novo. Um filtro de ar sujo reduz a quantidade de ar fresco que o motor recebe, enquanto um filtro de ar para cabine entupido pode afetar o desempenho do ar-condicionado — além de causar odores de mofo no interior do veículo.

11. Proteções extrasPara aqueles momentos em que você precisa estacionar o carro exposto ao sol, use um protetor solar de para-brisa, que protegerá o painel contra os raios UV. Considere também cortinas para as janelas laterais traseiras. Além de reduzir o calor, essas proteções evitam que áreas como os bancos traseiros e o painel desbotem com o tempo.

12. Escolha um carro bem ventiladoAlém desses cuidados, ter um veículo espaçoso e bem ventilado faz a diferença. O novo Hyundai Creta oferece todas essas comodidades para você curtir o verão com tranquilidade. Conheça outras vantagens do SUV campeão de vendas. Por fim, lembre-se de que muitos dos cuidados para proteger seu carro no verão são relativamente simples, e podem ser realizados por um motorista comum. No entanto, alguns devem ser deixados para um técnico automotivo treinado. Siga todas essas dicas para evitar acidentes e imprevistos neste verão! Seu carro, seu bolso e suas férias agradecem. Gostou das dicas? Então compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outros motoristas!

Que tal saber quais são os modelos mais procurados pelos jovens? Conheça.

Sigam as nossas redes:

Veja também