1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Manutenção de ar-condicionado veicular: como fazer corretamente?

Descubra 29/09/2020

Manutenção de ar-condicionado veicular: como fazer corretamente?

Para que o carro da família seja sempre um meio de transporte seguro e confortável, é preciso ficar atento à manutenção. Ela precisa ser feita periodicamente para que uma equipe especializada verifique o estado das peças e faça as substituições necessárias. Um dos procedimentos realizados na revisão é a manutenção do ar-condicionado veicular. Esse item é importante para manter a temperatura do carro, diminuir o ruído e impedir a entrada de odores. Mas, muitas vezes, os motoristas só lembram de fazer a manutenção quando ele apresenta algum problema. Neste post, nós vamos trazer algumas dicas para conservar o ar-condicionado do carro e mostrar quais cuidados precisam ser tomados na manutenção. Confira!

Qual a importância da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é aquela realizada, como o nome já diz, para prever possíveis falhas antes que elas aconteçam, ao contrário da manutenção corretiva — que é feita para corrigir um defeito apresentado pelo veículo. A manutenção preventiva é importante porque algumas peças perdem as suas propriedades ao longo do tempo e, por isso, precisam ser substituídas. Quando feito regularmente, esse procedimento deixa o carro mais seguro, afinal, o motorista tem a certeza de que todas as peças foram verificadas e estão em boas condições. Fazer a manutenção preventiva também é uma forma de economizar dinheiro. Trocar uma peça que já não funciona custa muito mais caro do que fazer as revisões periódicas!

Como fazer a manutenção do ar-condicionado veicular corretamente?

A manutenção do ar-condicionado veicular é importante para evitar que o item apresente defeitos e para prolongar a sua vida útil!

Consulte o manualTodas as informações sobre o ar-condicionado estão no manual do carro. É lá que você vai descobrir qual a periodicidade indicada para a manutenção, as medidas do filtro etc.

Troque o filtroO filtro do ar-condicionado é a peça que filtra as impurezas do ar e do sistema, impedindo que a sujeira seja inalada pelo motorista e pelos passageiros. Ele deve ser trocado de acordo com a informação do manual do veículo, pois, em bom estado, ajuda a evitar doenças respiratórias e alergias. O mais indicado é levar o carro até a concessionária para que a troca seja feita por um especialista. Mas também é possível realizar o serviço em casa. Basta verificar as especificações da peça no manual, fazer a compra e, em seguida, realizar a troca.

Faça uma limpeza anualAnualmente, é importante fazer uma limpeza mais profunda, que vai além da higienização das pás, feita durante as lavagens do carro. A limpeza profissional, como é conhecida, higieniza também a tubulação e todas as outras peças do ar-condicionado.

Lubrifique os componentesA lubrificação dos tubos, mangueiras e demais componentes do circuito é importante para evitar pequenos vazamentos que podem prejudicar o funcionamento e a eficiência do ar-condicionado. Uma forma de evitar problemas na lubrificação é usar o equipamento, pleno menos, uma vez por semana. Além de fazer a manutenção do ar-condicionado veicular periodicamente, outros cuidados podem ajudar a prolongar a sua vida útil. Um deles é a utilização apenas de produtos certificados e de boa qualidade. Além disso, é importante desativar o ar-condicionado antes de desligar o veículo, evitar ligá-lo com o carro muito quente e usar a recirculação de ar para poupar o filtro. Se você gostou dessas dicas e quer ficar por dentro de todos os cuidados necessários com o seu carro, acompanhe nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

A Hyundai se preocupa com o seu bem-estar e, por isso, oferece um programa de relacionamento especial para os proprietários da linha HB20 e Creta. Baixe o aplicativo Hyundai Sempre e tenha acesso a benefícios, serviços e outras dicas com essas que você conferiu aqui!

Sigam as nossas redes:

Veja também