1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Saiba como transportar seu pet no carro com segurança

Pílulas Hyundai 29/08/2019

Como transportar seu pet no carro com segurança?

Se você gosta de levar o seu bichinho de estimação para passear de carro, precisa ficar atento a algumas dicas que tornam a sua viagem mais segura.

O que diz a legislação?Conforme o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir transportando animais à esquerda do motorista ou entre seus braços e pernas é infração média, que resulta em multa e pontos na carteira. A legislação também prevê (art 235) que conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo é infração grave. Isso significa que deixar o seu pet com o rosto para fora da janela tomando vento pode até ser bonitinho, mas é proibido por lei, pode ser perigoso para ele. Além do risco de acidente, especialistas apontam que o hábito pode causar otite, um tipo de inflamação no ouvido. Já o artigo 169 não é especificamente sobre o transporte de animais, mas pode ser aplicado a ele. De acordo com este artigo, “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança” é infração leve. Deixar os animais soltos no veículo é interpretado como forma de distrair o motorista. Para evitar cometer uma infração e, sobretudo, pela segurança do animal, é importante seguir algumas dicas de transporte.

Credito: Instagram/Hyundai_Worldwide

Caixa de transporte e outros acessóriosA caixa de transporte é ideal para levar gatos e cachorros de pequeno ou médio porte. O bichinho vai dentro da caixa, que é presa ao cinto de segurança. Para que ele não se sinta assustado, faça alguns testes com a caixa em casa, assim, seu melhor amigo se ambienta mais facilmente. Para os cães um pouco maiores, os cintos de segurança adaptados funcionam muito bem. Trata-se de uma coleira que pode ser conectada no fecho de um dos cintos do banco traseiro. Para instalar esse acessório, é preciso ajustá-lo corretamente, seguindo a orientação do produto. Além disso, é importante que o pet esteja usando uma coleira peitoral resistente. O tipo mais comum, que envolve apenas o pescoço, pode provocar lesões. Já no caso de animais pequenos, como hamsters e pássaros, a recomendação é levá-los dentro da gaiola, presa com o cinto de segurança e coberta por um pano fino. Isso ajuda a diminuir o estresse do animal. Mais uma dica de ouro: esses acessórios podem ser encontrados na Petz, loja parceira do programa Hyundai Sempre e que oferece descontos exclusivos para os clientes Hyundai.

Crédito: Andrey_Popov/Shutterstock

Prepare o petEm viagens longas, alimente o pet três horas antes de pegar a estrada. Isso evita enjoo e possíveis desconfortos. Depois de um tempinho no carro, se o animal estiver acostumado com o movimento, alguns petiscos estão liberados. Lembre-se de fazer pausas sempre que for possível para que ele possa sair um pouco do carro. Isso evita cansaço e fadiga do animal. Deixar a janela um pouquinho aberta para melhorar a circulação de ar também é importante. Se ainda estiver inseguro sobre o comportamento do seu pet durante a viagem, consulte o veterinário e tire todas as suas dúvidas. Com estas dicas, é só se divertir com a família completa!

Crédito: Instagram/Hyundai_Worldwide

Sigam as nossas redes:

Veja também