1.   
    Home
  2.  > 
    Pílulas Hyundai
  3.  > 
    Veja dicas para fazer boas escolhas no Dia do Consumidor

Descubra 12/03/2021

Veja dicas para fazer boas escolhas no Dia do Consumidor

Todos nós sabemos que o final do ano é a época mais movimentada do mercado. Muitas pessoas, inclusive, reservam suas economias do ano para aproveitar as ofertas de Natal. Porém, existem outras datas menos concorridas que podem ser vantajosas. Estamos falando do Dia do Consumidor — comemorado em 15 de março. A data é muito importante para o comércio brasileiro e traz excelentes oportunidades aos consumidores. Veja a seguir como aproveitar!

Qual é a história do Dia do Consumidor?

Assim como a Black Friday, o Dia do Consumidor tem origens internacionais. Tudo começou em 1962, nos Estados Unidos, quando o presidente John Kennedy instituiu os direitos do consumidor. O mercado, então, aproveitou o evento histórico para criar a data comemorativa. Mas foi só após algumas décadas que o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi aceito pela Organização das Nações Unidas (ONU). Aqui no Brasil, a adoção não foi imediata. Somente nos últimos anos a data ganhou relevância e, em muitos casos, as ofertas duram por vários dias. Outro evento parecido, mas com uma proposta diferente, é o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro. Ele foi criado em 2003, aqui no Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul. A ideia era homenagear o cliente e desenvolver uma relação de fidelidade entre consumidor e comerciante. De qualquer forma, buscar datas comemorativas pode ser a melhor opção para promover compras maiores, como de um veículo. As concessionárias, seguindo a tendência do mercado, oferecem descontos e opções de pagamento bastante atraentes.

De que forma aproveitar as promoções e encontrar ofertas?

Agora que você já sabe que a data é relevante, separamos as melhores dicas para que aproveite ao máximo as ofertas. Veja abaixo!

Decida o que comprarÉ muito mais fácil filtrar sua pesquisa antes de visitar sites e concessionárias. Isso porque, se digitar "carros seminovos” no Google, vai encontrar uma infinidade de preços, modelos e promoções. Sem um estudo prévio, você pode se perder, desanimar ou até cair em “ofertas duvidosas”. Então, antes de ir em busca da compra ideal, descubra exatamente o modelo ou categoria de veículo que deseja.

Saiba o preço atualPara descobrir se uma oferta é realmente vantajosa, acompanhe os preços do veículo pela Tabela Fipe. No site, você pode encontrar o preço médio do carro por ano e modelo. Existem ainda outras variáveis que interferem no preço, como estado de conservação, opcionais e quilometragem. Mas a tabela é um bom indicativo para saber se um preço está atrativo ou não.

Conheça a marcaAlém de analisar o vendedor, verifique a reputação da marca do carro para evitar problemas futuros. Em muitos casos, a melhor opção é comprar direto com o fabricante a fim de ter garantia de suporte, facilidades de pagamento, manutenção e muito mais. Caso tenha dúvidas sobre o histórico da empresa ou do veículo, fale com outros proprietários. Essa é a melhor maneira de descobrir se todas as suas expectativas serão atendidas. Você pode encontrá-los em fóruns especializados ou em grupos nas redes sociais, como o Facebook.

Acompanhe as ofertasAs campanhas podem variar entre lançamentos, redução no preço, melhores taxas ou condições de financiamento. Algumas ofertas são temporárias e estarão disponíveis apenas para um grupo selecionado de clientes ou região. Por isso, é importante atentar às novidades. Alguns dias antes do Dia do Consumidor, por exemplo, acompanhe o site e redes sociais da empresa — e descubra se ela oferece uma newsletter ou lista promocional em aplicativos.

Como economizar dinheiro até o Dia do Consumidor?

Se você planeja realizar a compra de um automóvel novo, deve começar seu planejamento desde já. Então, vale a pena adotar algumas boas práticas. Veja algumas delas!

Elimine as dívidasAntes de pensar em guardar dinheiro, faça um planejamento para quitar todas as suas dívidas. Aqui, não considere novas aquisições, pois elas vão piorar ainda mais sua saúde financeira. Aproveite para renegociar as dívidas e procurar juros mais atrativos. Se elas estão no cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo, além dos problemas de ter um CPF sujo, você ainda sofre com os juros compostos. Em pouco tempo, a dívida cresce e fica fora de controle. Então, pode ser mais vantajoso realizar um empréstimo (com taxas fixas mensais) e, com o dinheiro, quitar as demais contas.

Corte gastos desnecessáriosMuitos quando ouvem essa frase imaginam que estão “deixando de aproveitar” pequenos prazeres. Mas você não precisa ver dessa forma. Abrir mão de alguns gastos supérfluos pode fazer muita diferença no final do mês ou ano. Como recompensa, será possível comprar tranquilamente aquilo que tanto deseja, como seu carro novo.

Guarde um pouco todos os mesesEsse hábito serve para todos os momentos da vida, não apenas ao fazer uma aquisição de alto valor. Se o carro dos seus sonhos custa R$ 50 mil, por exemplo, quanto precisa guardar por mês para ter esse dinheiro? Agora, quais serão suas atitudes para atingir esse objetivo? Comece listando todos os gastos do mês, descubra quais são essenciais e quais podem ser eliminados. Faça isso até atingir sua reserva mensal necessária. Caso não queira pagar à vista, também é possível financiar ou parcelar o pagamento. De qualquer forma, você ainda precisa fazer esse planejamento para ter o valor disponível todos os meses.

Assuma o compromisso publicamenteAlguns dizem que o motivo de um casamento ser público é que isso torna mais difícil a separação. Afinal, o casal assumiu um compromisso diante de muitas pessoas e, com certeza, não quer quebrar sua promessa. O mesmo conceito pode ser usado em outras situações, como em um objetivo financeiro. Se deseja juntar aqueles R$ 50 mil para comprar um automóvel, compartilhe a meta com pessoas próximas e importantes. Assim, suas chances de manter a disciplina serão muito maiores.

Busque maneiras de aumentar sua rendaEm paralelo às economias, encontre outras formas de expandir sua renda mensal. Melhore seus investimentos, comece um novo projeto ou faça serviços temporários. Apenas lembre-se de não colocar em risco seu capital. A ideia aqui é ter uma renda extra e não substituir sua atividade principal.

Tenha um registro financeiroPara muitos essa é uma tarefa bastante cansativa, mas ela é essencial a qualquer objetivo financeiro — e também para construir seu patrimônio. Tenha o hábito de colocar em uma planilha e revisar todos os seus ganhos e gastos no mês. Isso dá uma visão muito mais clara da evolução. Há inúmeras formas de fazer o registro, desde aplicativos de gestão financeira a planilhas do Excel ou no papel (se você ainda gostar desse método). O importante é manter as contas em ordem. O registro ainda ajuda na motivação, pois você está vendo gradualmente o resultado dos seus esforços.

O que considerar ao escolher o modelo de carro?

Para saber como escolher o modelo de carro ideal, dentro do seu orçamento para o Dia do Consumidor, analise sua personalidade e saiba o que esperar do veículo. Alguns gostam de carros modernos e velozes, outros querem fazer passeios nos fins de semana ou trabalhar confortavelmente no dia a dia. Seja qual for seu objetivo, faça as seguintes considerações: - Quantos passageiros precisa transportar? - Qual seu principal terreno: rodovia, cidade ou off-road? - O trajeto é longo e a economia de combustível é importante? - Precisa de tração nas quatro rodas? - Quais recursos de segurança são essenciais? - Qual capacidade de carga precisa? - Você usará assentos de carro para crianças? - Vai fazer algum reboque? - Qual é o espaço da sua garagem? - Quais recursos são indispensáveis (direção automática, câmera de estacionamento, multimídia, assentos de couro etc.)? As respostas ajudarão a definir o melhor tipo de carro, mas ainda faltam outros pontos a considerar. Veja abaixo!

Defina seu orçamentoNão basta cumprir suas necessidades, porque a aquisição também precisa respeitar seu orçamento. No cálculo, considere outros custos, como seguro e impostos. Se necessário, elimine aqueles recursos menos importantes no veículo.

Faça um test driveAgora que encontrou um carro adequado para suas necessidades e orçamento, entre em contato com a concessionária e agende um test drive. O veículo pode ter todos os recursos que você deseja, mas o verdadeiro teste ocorre no assento do motorista — use o carro da maneira como o faria no dia a dia. Se você se desloca diariamente, experimente dirigir tanto no trânsito quanto em velocidades de rodovia. Se pretende usar em off-road, encontre algumas estradas de terra nas proximidades. Dirija sobre lombadas, faça curvas fechadas e teste os freios em um local seguro. Entre e saia do carro várias vezes e sente-se no banco de trás, especialmente se pretende transportar passageiros ou usar cadeirinhas infantis. Confira ainda o espaço do porta-malas e o conforto do carro de forma geral. Ao avaliar o modelo, não se distraia — leve o seu tempo olhando tudo. Um bom vendedor respeitará sua necessidade de experimentar o automóvel e permitirá que você se concentre na experiência de dirigir, sobretudo ao escolher o primeiro carro. O Dia do Consumidor é uma data ainda pouco reconhecida pelo público brasileiro, mas que pode trazer grandes oportunidades, em especial a quem fez um planejamento prévio. Então, siga nossas dicas e concretize seus objetivos com estratégia e segurança. Ainda ficou com dúvidas para escolher seu próximo carro? Conheça agora nosso guia com os principais modelos, o que considerar antes da compra, as melhores opções de veículos e muito mais!

Sigam as nossas redes:

Veja também