O meio ambiente é essencial para a vida humana. Ele nos provê oxigênio, água, alimento e luz. Porém, a poluição humana atingiu níveis alarmantes nas últimas décadas. Precisamos mudar nossas atitudes hoje para garantir um futuro sustentável e com menos impactos. Veja algumas medidas que você pode adotar agora para diminuir a poluição.
As propagandas e as redes sociais estimulam o consumo de produtos manufaturados sem necessidade. Isso tem um custo alto para o planeta, pois a fabricação de novos produtos consome muitos recursos naturais, como água, petróleo e energia. Por exemplo, uma calça jeans usa 11 mil litros de água para ser feita.
Para preservar o planeta, planeje melhor as suas compras e evite o impulso. Compre roupas em brechós, troque o celular com menos frequência e doe objetos que não usa mais. Assim, você economiza dinheiro e ajuda a poupar recursos naturais.
Ainda sobre compras, escolha produtos sustentáveis na hora do mercado. Por exemplo, ao comprar um suco, verifique se a embalagem é de plástico biodegradável ou de reuso. Use sacolas de pano reutilizáveis em vez de sacolinhas plásticas e prefira itens feitos de madeira e tecido.
Pense na sustentabilidade também na hora de comprar o seu veículo. O carro é um agente poluente, pois usa combustão para o funcionamento do motor. Mas na Hyundai, os motores emitem menos poluentes e o óleo lubrificante é 100% reciclado nas concessionárias para voltar à cadeia produtiva e evitar a contaminação do meio ambiente.
Sabia que o pneu do seu carro pode levar 600 anos para se decompor? E que a mistura de chumbo ácido da bateria automotiva pode poluir o ar, o solo e a água? Por isso, sempre faça o descarte correto dos materiais que não são mais úteis.
Isso vale também para plásticos, sacolas, embalagens e outros. O descarte incorreto pode causar problemas ambientais, como entupir bueiros e redes de esgoto, além de proliferar doenças como a dengue e o zika vírus. Descartados corretamente, os materiais podem ser reutilizados e voltar para a cadeia produtiva, reduzindo a extração de matéria prima da natureza.
A geração de energia no Brasil vem principalmente das usinas hidroelétricas. Esse processo é mais sustentável, pois usa a força da água para gerar luz. Mas as condições ambientais dos reservatórios hidrelétricos, especialmente em climas tropicais, fazem com que a matéria orgânica em decomposição gere o gás metano, que contribui para o “efeito estufa”. Por isso, tome banhos mais curtos utilizando chuveiro elétrico e economize energia. O planeta terra e o seu bolso agradecem.
Faça a economia da água também, pois as reservas de água doce no mundo estão escassas e esse recurso também é usado para a geração de energia. A água é uma matéria prima não renovável e muitos locais sofrem com a sua falta. Usá-la de forma consciente permite que mais pessoas possam beber, cozinhar e tomar banho, além de gerar eletricidade e trabalho.
Os crimes ambientais também prejudicam o meio ambiente. Não faça podas ilegais e nem desmate áreas sem autorização da prefeitura da sua região. O fogo das queimadas ilegais e práticas como soltar balões podem causar grandes incêndios e trazer danos permanentes para a região.
Além disso, preserve os animais silvestres. A compra e venda desses animais sem permissão do governo é um problema mundial que afeta a biodiversidade do local e pode causar a extinção de diversas espécies. Outras práticas comuns são a caça ilegal e a pesca em épocas de reprodução, podem comprometer o desenvolvimento dos animais nativos da região.
Com essas dicas, você ajuda o planeta e reduz o impacto ambiental. E que tal ser sustentável também ao comprar um veículo com um motor menos poluente, um processo de reciclagem do óleo lubrificante e uma fábrica com energia solar? Clique AQUI e conheça as melhores ofertas para o seu Hyundai favorito.