O hidrogênio é um gás incolor, inodoro e não tóxico, que pode ser encontrado na água, no ar e em vários compostos orgânicos. Ele é armazenado em tanques dentro do veículo e utilizado em uma célula de combustível, que através de um processo químico, converte o hidrogênio em eletricidade.
Uma célula de combustível é formada por dois eletrodos, um positivo (ânodo) e um negativo (cátodo), separados por um eletrólito, que permite a passagem de íons. O hidrogênio entra pelo ânodo, onde é dividido em prótons e elétrons. Os prótons atravessam o eletrólito e se combinam com o oxigênio do ar externo no cátodo, formando água. Os elétrons seguem por um circuito externo, gerando uma corrente elétrica que alimenta o motor elétrico.
Como resultado desse processo, a água no cátodo é transformada em líquido residual. Essa água evapora como vapor através do escapamento, gerando uma cadeia produtiva 100% livre de emissão de gás carbônico.
O hidrogênio é uma fonte de combustível renovável, ou seja, é um recurso natural que se renova no meio ambiente em curtos intervalos de tempo. Além de evitar a extração na natureza, o processo de queima do hidrogênio não emite gases poluentes.
O único produto residual desse processo é a água, expelida como vapor. O abastecimento é rápido e oferece a possibilidade de maior autonomia, já que é o gás que alimenta as baterias elétricas. Isso era uma grande preocupação ao adquirir um veículo elétrico, pois postos de recarga e baterias de alta capacidade ainda não são comuns em muitos lugares do planeta.
Outro ponto interessante na utilização do hidrogênio é sua produção, que vem da água, biomassa e energia solar ou eólica. Além disso, o gás possui um alto poder calorífico com baixa densidade, o que permite armazenar mais gás em menos espaço e gerar mais energia.
O combustível comum, como a gasolina ou o diesel, é derivado do petróleo, um recurso fóssil e não renovável, que está se esgotando e tem um alto custo econômico e ambiental. O hidrogênio, por outro lado, é um recurso abundante e renovável, que pode ser produzido a partir de diversas fontes e tem um baixo impacto ambiental.
O combustível comum emite gases de efeito estufa e poluentes na sua queima, contribuindo para o aquecimento global e a poluição do ar. Já o hidrogênio não emite nada além de água na sua conversão em eletricidade, contribuindo para a redução das emissões de carbono e a melhoria da qualidade do ar.
Por fim, o combustível comum tem uma eficiência limitada e uma autonomia variável, dependendo do tipo de motor, do veículo e das condições de uso. Um motor a hidrogênio tem uma eficiência superior e uma autonomia semelhante ou maior, dependendo do tamanho da célula de combustível, do veículo e das condições de uso.
Como parte do nosso lema de “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai se tornou uma das pioneiras e líderes mundiais na tecnologia de hidrogênio. Em 2013, realizamos o lançamento do primeiro veículo comercial movido a célula de combustível, o ix35 Fuel Cell . Já em 2018, apresentamos para o mundo o Nexo, que é um dos mais avançado do mercado, com uma autonomia de 666 km e uma potência de 163 cv.
Temos como visão se tornar uma empresa de soluções de mobilidade sustentável, oferecendo aos clientes opções de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, que se adequam às suas necessidades e preferências. A Hyundai também tem como meta atingir o marco de neutralidade do carbono emitido até 2050, além de transformar toda a sua frota em carros elétricos e carros movidos a hidrogênio.
Dessa forma, podemos marchar rumo a um futuro mais sustentável e contribuir cada vez mais para preservar o meio ambiente.