Visão aérea da fábrica da Hyundai durante o dia.

Hyundai Motor Brasil conquista Prêmio Lixo Zero 2024, após melhorar índices de destinação de resíduos

  • - Companhia foi a vencedora da categoria “Certificação do Ano” por ser a primeira e única fabricante de automóveis do Brasil certificada como Lixo Zero e por ter melhorado de 93% para 94,2% seu índice de destinação de resíduos
  • - No último mês de 2024, a Hyundai também tornou-se a primeira montadora a vencer o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, como consequência do elevado índice de 96% no cumprimento dos indicadores estabelecidos pelo instituto de mesmo nome

22 de janeiro de 2025

A Hyundai Motor Brasil recebe novos reconhecimentos pelas iniciativas voltadas para a reutilização de materiais e otimização de recursos em sua fábrica em Piracicaba (SP). A empresa foi premiada pelo Instituto Lixo Zero na categoria “Certificação do Ano” por ser a primeira e única fabricante de automóveis do Brasil certificada como Lixo Zero, desde 2023, e por ter melhorado de 93% para 94,2% seu índice de destinação de resíduos durante 2024.

“A Hyundai valoriza todos os reconhecimentos recebidos por instituições sérias e comprometidas como é o caso do Instituto Lixo Zero. Através das rigorosas diretrizes praticadas por certificações como esta, temos a oportunidade de refinar nossos processos e dar os próximos passos em direção a um futuro cada vez mais sustentável. Como pioneiros do setor automotivo na destinação de resíduos, queremos também atuar como um agente transformador na indústria, trazendo todos os nossos fornecedores, clientes e, por que não, concorrentes, para este mesmo comprometimento com a relação responsável para com os recursos naturais de nosso planeta”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Uma das iniciativas recém apresentadas pela Hyundai e destacadas pela Certificação Lixo Zero prevê a confecção de tapetes automotivos provenientes dos retalhos de PVC descartados na produção dos bancos dos veículos. A ação é realizada em parceria com a BORKAR, empresa fabricante de tapetes automotivos e distribuidora de acessórios. A Hyundai, com o apoio do fornecedor parceiro BORGSTENA, entrega os retalhos à BORKAR, que armazena e utiliza esses resíduos na fabricação de novos tapetes. Atualmente, a montadora estima que potenciais cinco toneladas mensais de retalhos, que seriam descartadas, ganharão novo ciclo de vida na cadeia automotiva. A iniciativa prevê também o envio de resíduos de todos os tipos de selantes do processo de pintura, antes descartado e incinerado (coprocessado), para reuso no processo de produção dos tapetes.

Uma segunda ação adotada pela Hyundai trata a reciclagem da borra de tinta residual do processo de pintura dos veículos produzidos em Piracicaba (SP). Nesta parceria com a Global Química, a Hyundai poderá direcionar, a cada mês, mais de 500 toneladas de borra de tinta, a base de água, para a produção de uma tinta mais acessível para manutenções prediais e projetos socioambientais.

A certificação do Instituo Lixo Zero é emitida apenas para aquelas empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos enviados corretamente para descarte e não para aterros, evitando destinações que englobem coprocessamento e incineração, o que reduz, assim, o impacto ambiental.

Visão aérea da fábrica da Hyundai durante o dia.

Hyundai é premiada também pelo Instituto Chico Mendes

Em outra vitória inédita entre fabricantes de automóveis, a Hyundai conquistou também, em dezembro, o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, do instituto de mesmo nome. A entidade destacou a certificação das iniciativas da montadora voltadas à implantação de critérios sustentáveis nos processos produtivos ao longo do ano passado. Ao considerar indicadores de gestão política e socioambiental, gestão social e gestão ambiental, as empresas devem alcançar o índice mínimo de 80% de conformidade para receber a certificação. A Hyundai registrou a expressiva marca de 96% e foi parabenizada por “além de obter a pontuação necessária para a sua renovação no sistema de avaliação do Instituto, estar atuando diretamente para proporcionar a oportunidade das futuras gerações terem a mesma qualidade de vida que atualmente desfrutamos”.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.

Sobre a Hyundai Motor Company Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.