Você sabe que os pneus do seu carro precisam ser trocados de tempos em tempos, certo? Afinal, quanto mais você usa o veículo, mais eles se desgastam. Mas o que fazer com os pneus velhos que não servem mais? A Hyundai preparou algumas dicas para você descartá-los de forma correta e ecológica.
Os pneus demoram cerca de 600 anos para se decompor na natureza. Eles são feitos de materiais tóxicos, como borrachas especiais, poliéster, aço e nylon. Esses materiais podem causar muitos problemas se forem jogados nas ruas ou no meio ambiente.
Por exemplo, os pneus descartados de forma incorreta podem contaminar o solo e os rios, prejudicando a vida de plantas e animais. Eles também podem acumular água parada e virar criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, que causa dengue, zika e chikungunya. Isso é um grave problema de saúde pública, que afeta milhares de pessoas todos os anos.
Além disso, os pneus podem entupir as redes de esgoto e contribuir para as enchentes, que causam muitos danos. E se alguém resolver queimar os pneus, vai liberar gases tóxicos no ar, como o monóxido de carbono, que podem enfraquecer o sistema imunológico e causar câncer.
Os pneus podem ter muitos usos depois de descartados. Eles podem virar objetos decorativos, asfalto de borracha, gramado sintético, tapetes, combustível e até solados de sapato. Assim, você contribui para a sustentabilidade e evita o acúmulo de lixo.
Se você tem um pneu velho em casa e não sabe como reaproveitá-lo, confira cinco sugestões ecológicas do que fazer com ele:
Os pneus velhos podem ser reciclados e transformados em novos produtos. As empresas tratadoras coletam os pneus e fazem a moagem da borracha. Esse material é usado para fabricar pisos de quadras esportivas, solas de sapatos e tapetes de automóveis, como o do Novo Hyundai HB20.
A principal solução de reciclagem de pneus usados, atualmente, tem sido para o asfaltamento de ruas e estradas. O asfalto de borracha é feito com a trituração da borracha e sua mistura com a massa de asfalto. Esse tipo de asfalto tem muitas vantagens, como o melhor desempenho do pavimento, a redução do aparecimento de trincas e menores custos operacionais.
Reciclar os seus pneus usados é uma atitude simples, fácil e sustentável. Você só precisa levar para o fabricante ou revendedor da mesma marca. Eles vão reaproveitar o que puderem e descartar o resto de forma adequada.
Esse processo de reciclagem também pode trazer benefícios para você. Algumas empresas oferecem descontos ou programas de fidelidade para quem devolve os pneus velhos. Consulte o seu fabricante e aproveite as vantagens de cuidar do meio ambiente.
Quando você troca os pneus na borracharia, pode deixar os velhos por lá mesmo. Assim, você evita o acúmulo de lixo e contribui para a reciclagem. As borracharias usam os pneus usados para fazer reparos em outros pneus ou encaminham para o destino correto. Você fica livre dessa preocupação e ainda ajuda o meio ambiente.
Lembre-se de verificar os sinais que indicam que os pneus estão desgastados ou danificados. Por exemplo, se você perceber que os pneus estão carecas, furados, rachados ou deformados, é hora de trocá-los. Além disso, você pode verificar a data de fabricação dos pneus, que está gravada na lateral. O ideal é que os pneus sejam trocados a cada cinco anos ou 60 mil quilômetros rodados.
Um pneu velho pode se transformar em um objeto novo e incrível para a sua casa. Basta ter criatividade, imaginação e habilidade para transformar um pneu sem uso em um móvel, brinquedo ou adorno. Você pode fazer poltronas, cadeiras, balanços, mesas, vasos para plantas ou até uma proteção para o carro na garagem.
Essa é uma ótima forma de reciclar e cuidar do meio ambiente. Você também pode se divertir criando projetos em família, com as crianças, com o parceiro, amigos, irmãos, pais e quem mais quiser participar. Essa é uma atividade que estimula a criatividade e o trabalho em equipe.
Agora que você já sabe o que fazer com os pneus velhos e gastos, que tal adquirir o seu Hyundai? Clique AQUI e confira as melhores ofertas para você começar o segundo semestre de 2023 com um HB20 ou um CRETA zero quilômetro.