Um carro híbrido conta com duas baterias que podem acabar descarregando. Mas você sabe o que acontece nesse caso?
O que acontece se acabar a bateria do carro híbrido é uma das principais dúvidas de quem se interessa pela tecnologia. Muitos motoristas temem que a energia acabe e o carro pare de funcionar. Essa ansiedade é comum, mas a realidade é bem mais tranquila. Um veículo híbrido moderno possui sistemas inteligentes que gerenciam sua energia de forma segura para você não ficar na mão.
Para entender o que acontece, primeiro é preciso saber que um carro híbrido possui duas baterias distintas. Cada uma possui uma função vital dentro do veículo. A primeira é a bateria de alta tensão, o grande coração do sistema. É ela que armazena a energia para alimentar o motor elétrico. Assim, permite que o carro rode de forma silenciosa e sem consumir combustível.
É graças a ela que você obtém a economia e o desempenho suave que definem a experiência híbrida, sendo a peça central da eficiência do veículo. A segunda é a bateria auxiliar de 12V, muito parecida com a que encontramos em carros convencionais.
Embora menor, seu papel é igualmente crucial: ela funciona como o "cérebro" do sistema. Essa bateria é responsável por "acordar" o carro. Ela fornece energia para o painel, as luzes e o sistema de som. E, além disso, ela ativa também os relés que liberam a energia da bateria principal.
A grande bateria de alta tensão de um híbrido é um sistema independente e dinâmico. Ela é descarregada naturalmente ao mover o carro no modo elétrico. A recarga é feita de duas formas inteligentes. Uma é a frenagem regenerativa, que aproveita a energia das desacelerações. A outra é o próprio motor a combustão, que atua como um gerador. Ou seja, você não precisa conectá-lo na tomada.
Já a bateria auxiliar de 12V se comporta de maneira um pouco diferente. Ela é mantida carregada pelo sistema de alta tensão, sempre que o veículo está ligado. No entanto, ela pode descarregar por motivos comuns a qualquer carro. Por exemplo, se você deixar os faróis ou o rádio ligado com o veículo desligado. O fim de sua vida útil natural, de 3 a 5 anos, também é um motivo que a faz descarregar.
Esta é a principal dúvida e a resposta é a mais fácil: o carro não para de andar. Os carros híbridos possuem um sistema de gerenciamento inteligente. Ele protege a bateria de alta tensão e não permite que ela se descarregue por completo. A carga atingiu um nível mínimo de segurança? O motor a combustão é acionado de forma automática e sutil. Ele assume 100% da tarefa de mover o veículo. Assim, você continua sua viagem normalmente.
O que muda nesse cenário é o comportamento do carro. Ele passará a funcionar como um veículo a combustão convencional. Você notará que o motor a gasolina permanecerá ligado de forma contínua. Por isso, o consumo de combustível será maior por um tempo, afinal, o motor fará todo o trabalho sozinho. Ao mesmo tempo, ele recarrega a bateria de alta tensão. Isso não causa problemas mecânicos e é uma operação normal do sistema híbrido.
Neste cenário, a situação é diferente. Ela é muito parecida com a de um carro convencional. Se a bateria de 12V acabar, o carro não vai ligar. Como vimos, ela é a "chave" que acorda todo o sistema eletrônico.
Sem a sua energia, o painel não acenderá. As travas elétricas podem não funcionar. O comando para ativar a grande bateria de alta tensão nunca será enviado. O carro ficará inoperante, mesmo com a bateria principal 100% carregada.
Apesar de parecer um problema grave, a solução é, na verdade, bastante simples e conhecida. Todos os circuitos elétricos dependem dessa bateria. Se ela descarregar, o carro pode ser reativado com uma "chupeta" (jump-start).
O procedimento é o mesmo de um carro a combustão. Após o processo, o sistema do carro recarrega a bateria de 12V sozinho. Isso acontece assim que o veículo é ligado, normalizando a operação.
Como vimos, um carro híbrido é projetado com sistemas inteligentes para garantir que você nunca fique na mão. O perigo da bateria acabar durante uma viagem não passa de um mito. Afinal, o gerenciamento de energia é feito de forma automática e segura. O veículo sempre priorizará a sua tranquilidade.
A tecnologia presente no Novo KONA Híbrido é o exemplo perfeito dessa engenharia avançada. O equilíbrio perfeito entre os dois motores para oferecer máxima eficiência e confiança.
Conheça já o modelo e viva o futuro estando no presente.