Um carro elétrico é aquele veículo que utiliza a eletricidade como fonte de energia para movimentar o motor. Essa alternativa de mobilidade é considerada mais sustentável e econômica do que os carros a combustão, que usam gasolina, diesel ou etanol para funcionar.
Este tipo de veículo não possui um motor a combustão e funciona a partir de um motor elétrico, que é alimentado por uma bateria recarregável. Dessa forma, o modelo não conta com caixa de câmbio, velas de ignição, correias e pistões como o motor tradicional.
O funcionamento do motor elétrico é muito mais simples do que o motor a combustão. Esta tecnologia só precisa de duas partes principais para funcionar: o rotor e o estator. O rotor é a parte móvel que faz as rodas girarem, ele pode ter imãs ou fios enrolados. O estator é a parte fixa, que também conta com fios enrolados que criam um campo magnético. Esse campo faz o rotor girar e produzir movimento.
A bateria armazena a energia elétrica, que é convertida em energia mecânica pelo motor, fazendo as rodas girarem. Toda a energia elétrica convertida em energia mecânica é realizada por meio da inversão constante dos campos magnéticos dentro do estator.
E por não conter a caixa de câmbio, não há necessidade de trocar de marcha como em carros automáticos ou manuais. Todo o torque do veículo está disponível no início da aceleração, o que o torna uma ótima opção para quem gosta de alta velocidade.
Todos os modelos de carros elétricos são movidos por um motor elétrico, mas existem diferentes formas dele funcionar. O carro elétrico puro é aquele que usa somente a eletricidade das baterias como fonte de energia, sem nenhum tipo de combustível.
Este modelo de veículo precisa ser recarregado periodicamente em uma tomada ou posto de recarga e um exemplo de modelo é o IONIQ 5, SUV elétrico da Hyundai. Ele é 100% elétrico e tem autonomia de até 480 km em uma única recarga. Em 2022, conquistou o prêmio World Car Of The Year nas categorias melhor carro do ano, carro elétrico do ano e melhor design do ano.
Outra opção são os carros híbridos. Eles usam tanto a eletricidade quanto o combustível como fontes de energia, podendo alternar ou combiná-las. Esse modelo de carro tem o motor elétrico, que geralmente é usado para a partida e as velocidades mais baixas, junto com o motor a combustão, que é usado para as velocidades mais altas.
O carro híbrido pode ser tradicional, com o motor a combustão recarregando o motor elétrico, ou pode ser o modelo plug-in, no qual é possível recarregar a bateria em uma tomada. Você pode aproveitar para conhecer o KONA, modelo híbrido da Hyundai.
Por fim, existem os carros movidos a hidrogênio. Este tipo possui uma célula de combustível que armazena vários tanques de hidrogênio que alimentam o motor elétrico. Esse modelo emite apenas o vapor de água na atmosfera, sendo uma iniciativa interessante pelo hidrogênio ser o elemento mais abundante do planeta Terra. A Hyundai é pioneira na mobilidade via hidrogênio e conta com o NEXO como o primeiro modelo a ser comercializado com essa tecnologia pela marca.
Um carro a combustão funciona através de um motor de combustão interna, que queima o combustível (gasolina, diesel ou etanol) dentro de um cilindro, gerando uma explosão que empurra um pistão, que faz o eixo girar e consequentemente as rodas também girarem.
A desvantagem é que este tipo de motor emite poluentes na atmosfera, como o CO2, que contribui para o aquecimento global e para a deterioração da qualidade do ar. Além disso, um carro a combustão é mais ruidoso, menos eficiente e mais caro de manter do que um carro elétrico, que tem menos peças e componentes que podem se desgastar ou quebrar.
Porém, ainda é a opção mais acessível e de maior abundância principalmente no mercado brasileiro. Assim, o carro elétrico se torna uma alternativa para apresentar uma nova forma de dirigir.
Você quer saber mais sobre os carros elétricos e as outras inovações que a Hyundai está desenvolvendo pelo mundo? Cadastre-se em e receba em primeira mão as novidades sobre como estamos projetando o futuro da mobilidade urbana.