Dirigir no trânsito e na estrada é uma tarefa estressante e cansativa. Você precisa ficar de olho em sua faixa, nos outros carros e nas pessoas. Qualquer vacilo pode causar um acidente ou uma multa. Pensando nisso, a Hyundai implantou uma tecnologia que te ajuda a manter seu carro na faixa, corrigindo a rota se ele sair da faixa sem você querer. Saiba tudo sobre o assistente de permanência e centralização em faixa.
A tecnologia ajuda o motorista a dirigir com mais segurança e conforto. O sistema utiliza uma câmera de vídeo de alta resolução, que também faz parte do sistema de frenagem autônomo, para reconhecer as faixas pintadas no asfalto. Além disso, é capaz de criar uma faixa virtual em locais onde a sinalização está apagada ou malfeita.
O funcionamento do assistente de permanência e centralização em faixa é simples: ele verifica constantemente a posição do seu Hyundai dentro da faixa e emite um alerta sonoro e visual se ele se aproximar demais da borda esquerda ou direita. O alerta só é ativado quando o sistema detecta que o movimento do carro é lento e pouco incisivo, indicando que o motorista não tem a intenção de mudar de faixa. Nesse caso, o motorista pode decidir se quer continuar na mesma faixa ou não, podendo ignorar ou corrigir o alerta.
O objetivo da tecnologia é aumentar a segurança nas viagens e nas ruas, pois evita mudanças bruscas de faixa e mantém uma distância adequada dos outros veículos. Além disso, o recurso pode contribuir para melhorar o fluxo do trânsito, pois reduz as chances de acidentes e congestionamentos. O sistema funciona sempre acima dos 60 km/h e tem uma função semiautônoma, ou seja, não substitui a responsabilidade e a atenção do motorista, mas sim o auxilia na condução do veículo.
Como mencionado anteriormente, o assistente de permanência e centralização em faixa usa uma câmera de vídeo de alta resolução no para-brisa dianteiro para detectar as faixas da pista. Se o carro se desviar da faixa sem que o motorista acione a seta, o sistema avisa com um som, uma luz no painel ou no volante. Além disso, o ele pode corrigir automaticamente a direção do carro, fazendo pequenos ajustes para mantê-lo na faixa ou para trazê-lo de volta à posição correta.
O sistema só funciona quando as faixas estão visíveis e quando a velocidade do carro é superior a 60 km/h. Quando o sistema está ativo, um ícone aparece no painel em duas cores. São elas o branco, quando o sistema não reconhece as faixas ou quando a velocidade é baixa. E o verde, quando o sistema reconhece as faixas e está monitorando o carro. O sistema não avisa quando o motorista aciona a seta, pois entende que ele quer mudar de faixa de propósito.
É possível ligar ou desligar o assistente de permanência e centralização em faixa, conforme a sua preferência. Alguns modelos permitem ajustar a sensibilidade e a intensidade do sistema, assim como escolher diferentes tipos de aviso. O recurso também sabe quando o motorista está com as mãos no volante e não interfere na direção caso ele queira mudar de faixa intencionalmente.
Um estudo feito pelo IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), órgão regulador da segurança viária nos Estados Unidos, mostrou que esse sistema pode fazer uma grande diferença na prevenção de colisões. A pesquisa, realizada com dados de 2016, comparou os veículos que tinham o assistente de permanência e centralização em faixa com os que não tinham. Os resultados foram impressionantes:
Esses números mostram a importância do recurso para a segurança dos motoristas e dos passageiros. Por isso, é possível que essa tecnologia se torne mais acessível e popular no futuro, assim como outros recursos semiautônomos, como o piloto automático adaptativo, o alerta de ponto cego e a frenagem automática de emergência.
Os carros da Hyundai já contam com esse sistema de fábrica, como o Novo HB20, o HB20 Sedan e o CRETA Nova Geração. Afinal, nossa maior preocupação é com a sua segurança e a de quem você mais ama. Clique AQUI e aproveite as melhores ofertas para adquirir seu próximo carro 0km.