O superesportivo elétrico da Hyundai tem no design um dos seus pontos fortes, pois combina elementos retrô e modernos, criando uma identidade única e diferenciada. O carro se inspira no conceito 45 EV, lançado em 2019, que por sua vez homenageava o primeiro Hyundai, o Pony dos anos 70. O resultado é um visual que remete a um hatch dos anos 80, mas com detalhes futuristas e esportivos.
Em relação à aparência, ele conserva as principais características do SUV elétrico, como a linha de cintura alta e o perfil quadrado dos faróis e luzes de led. No entanto, ele ganha itens típicos dos esportivos, como novas entradas de ar e difusor dianteiro, um grande difusor de ar traseiro e saias laterais. Além disso, ele possui outros detalhes mais estéticos, como a luz de freio triangular e o limpador de vidros traseiro, que não aparecem na versão padrão. As rodas são de alumínio forjado de 21 polegadas.
O modelo é uma versão esportiva aprimorada do IONIQ 5, equipada com melhorias significativas em diversos aspectos, incluindo motor, bateria, suspensão, freios, carroceria e software.
A potência do motor dianteiro foi aumentada para 225 cv, enquanto a do motor traseiro agora atinge 383 cv. Juntos, esses motores fornecem uma potência combinada impressionante de 609 cv e um torque de 75,4 kgfm.
Para suportar esse sistema de alta potência, a capacidade da bateria foi aumentada para 84 kWh e pode ser recarregada em até 80% em apenas 18 minutos, graças ao sistema de carregamento rápido de 800 volts.
No entanto, a potência máxima do veículo ainda não para por aí: ao ativar o modo Boost, projetado para arrancadas rápidas, os motores liberam potência adicional por alguns segundos, atingindo um pico de 650 cv e 78,5 kgfm. Graças a essas melhorias, o modelo agora atinge uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h.
O superesportivo elétrico conta com uma suspensão mais baixa e rígida comparado com a versão comum. Essa característica confere ao veículo maior estabilidade e dirigibilidade em altas velocidades. Além disso, o modelo tem dimensões maiores do que o anterior, com 2 cm a menos de altura, 5 cm a mais de largura e 8 cm a mais de comprimento.
Para aumentar a rigidez da carroceria, o IONIQ 5 N recebeu 42 novos pontos de solda e 2,1 m de adesivos. A coluna de direção também foi reforçada e o motor da direção elétrica foi aprimorado para melhorar a sensação de esterçamento. Outro diferencial do superesportivo é a atualização dos discos de freio, que são de 400 mm na parte dianteira, com pinças de quatro pistões, e de 360 mm na parte traseira.
O veículo conta ainda com a frenagem regenerativa, que recupera parte da energia cinética do veículo e oferece até 0,6 G de força de desaceleração. Graças a essa tecnologia, a transição entre os freios elétrico regenerativo e hidráulicos é praticamente imperceptível, garantindo uma frenagem suave e segura.
O novo volante da versão superesportiva da Hyundai chama a atenção pela quantidade de botões, pedais e borboletas de metal. Eles servem para ajustar os níveis de frenagem regenerativa, uma das novidades tecnológicas do modelo. Por dentro, o design é aprimorado com assentos esportivos e um console central que oferece apoio para as pernas.
Para otimizar o desempenho nas pistas, a Hyundai implementou avanços de software no carro. Um dos destaques é o N Pedal, uma evolução do sistema i-Pedal de frenagem regenerativa de modelos anteriores, como o IONIQ 5. Esse sistema usa uma tecnologia similar para aumentar a frenagem regenerativa, melhorar a capacidade de curvas e intensificar a sensibilidade do pedal do acelerador. Assim, o motorista tem a sensação de dirigir um carro esportivo tradicional.
O modelo também conta com dois novos sistemas exclusivos. O N Torque Distribution é responsável por gerenciar a distribuição de torque entre os eixos, oferecendo até 11 níveis diferentes de atuação. Já o N Drift Optimizer mantém um ângulo de deriva nas curvas e, se necessário, pode simular a ação do pedal de embreagem dos carros de tração traseira através do Torque Kick Drift.
Outra inovação é o sistema N e-shift, que simula a transmissão de dupla embreagem de oito marchas usada nos carros a combustão da linha N. Ele controla a oferta de torque do motor e simula até os trancos da transmissão ao trocar de marcha.
O IONIQ 5 N é um modelo inovador que estamos trabalhando incansavelmente para tornar uma realidade global. Ele é perfeito para os entusiastas de carros elétricos e esportivos, pois combina os nossos projetos de sustentabilidade com os conceitos esportivos da linha N. Além disso, se você se interessa por veículos esportivos, vale a pena conhecer a linha N e os projetos que desenvolvemos pelo mundo.