Pony Coupe Concept na cor azul estacionado em estrada de terra durante o dia.

Pony: conheça o primeiro carro produzido pela Hyundai

Entenda como o primeiro carro produzido em massa pela Hyundai revolucionou a indústria coreana e abriu caminho para o sucesso global da marca.

O Pony foi o primeiro passo da Hyundai no mercado automotivo mundial. Em meados da década de 70, a Coreia do Sul buscava seu espaço no cenário mundial. Nesse contexto, a empresa surgiu, ousando sonhar grande para colocar o país como destaque na produção de carros.

O início da trajetória global da Hyundai

Para compreender a dimensão do impacto do Pony, precisamos voltar no tempo e mergulhar no contexto em que ele nasceu. Em meados da década de 1970, a Coreia do Sul era uma nação em reconstrução, buscando seu espaço em um mundo ainda se recuperando dos efeitos da Guerra Fria.

A indústria automobilística, dominada por gigantes estabelecidos, parecia um território inacessível para um país com pouca tradição no ramo. Nesse cenário desafiador, a Hyundai Motor Company, fundada em 1967, ousou desafiar as probabilidades.

Impulsionada por uma visão ambiciosa, a empresa tinha um objetivo claro: criar um carro nacional que não apenas atendesse às necessidades do povo coreano, mas que também pudesse competir em qualidade e design com os veículos produzidos pelas grandes potências automobilísticas.

Parcerias estratégicas pelo desenvolvimento

Ciente da importância de um projeto sólido, a Hyundai adotou uma abordagem pragmática: se faltava experiência em casa, ela seria buscada nas fontes mais renomadas. Para liderar o desenvolvimento do que viria a ser o Pony, a empresa convidou o engenheiro britânico George Turnbull.

Nome respeitado na indústria, era conhecido por seu trabalho na British Leyland, onde esteve envolvido na criação de carros icônicos como o Morris Marina. O profissional, por sua vez, trouxe consigo uma equipe de talentosos engenheiros britânicos, formando um time de especialistas dedicados a transformar o sonho do carro coreano em realidade.

A colaboração internacional se estendeu também para o fornecimento de componentes-chave: os motores, inicialmente, vieram da japonesa Mitsubishi, reconhecida por sua confiabilidade e tecnologia.

O nascimento do visual icônico do Pony

A Hyundai sabia que, para o seu primeiro modelo se destacar em um mercado global cada vez mais competitivo, era preciso ir além da funcionalidade. O carro precisava ter personalidade, estilo e transmitir uma imagem de modernidade. A solução? Convidar um dos maiores nomes do design automotivo da época: o italiano Giorgetto Giugiaro.

Giugiaro e sua equipe no estúdio Italdesign receberam o desafio de criar um carro compacto, acessível e com design marcante, capaz de conquistar olhares ao redor do mundo. E assim, no Salão de Turin de 1974, o mundo conheceu o Hyundai Pony Coupe Concept.

Com linhas geométricas inspiradas na arte milenar do origami japonês, o protótipo cativou o público e a crítica especializada, tornando-se um dos destaques do evento. Apesar de não ter seguido para produção em série, o conceito serviu como base para o design final, que herdaria sua essência moderna e inovadora.

Desenho original do conceito do Pony Coupe na cor azul.

Início da produção em massa

Após anos de planejamento, desenvolvimento e testes rigorosos, o momento tão aguardado chegou: em dezembro de 1975, o Hyundai Pony era oficialmente apresentado ao mundo. Compacto, com linhas modernas e um preço competitivo, o modelo rapidamente conquistou o público coreano.

Disponível inicialmente na versão sedan de quatro portas, logo ganhou novas versões, incluindo uma wagon e uma picape, atendendo às diversas necessidades do mercado. Sua mecânica robusta e de fácil manutenção, aliada a um design inovador consolidou o sucesso do modelo.

Mas a Hyundai tinha planos ainda mais ambiciosos para o seu primeiro carro: levá-lo para além das fronteiras coreanas. Em 1976, o modelo iniciava sua trajetória internacional, com as primeiras exportações para países da América do Sul, como Chile e Equador. Era a concretização de um sonho: o primeiro carro coreano a ser exportado em massa para o mundo.

Legado que inspira até os dias de hoje

O Pony não se limitou a ser um sucesso de vendas. Ele representou um marco na história da Coreia do Sul, impulsionando o desenvolvimento da indústria automobilística nacional e colocando o país no mapa dos grandes players do setor.

O sucesso do modelo abriu caminho para a Hyundai se tornar uma das maiores montadoras do mundo, reconhecida por seus carros inovadores, design premiado e tecnologia de ponta. E sua influência não se limita ao passado.

O Coupe Concept, com seu design futurista, inspirou modelos recentes da Hyundai, como o N Vision 74, mostrando que as ideias visionárias do passado continuam a impulsionar a marca rumo ao futuro.

IONIQ 5 e a chegada ao Brasil

O icônico Hyundai Pony, um marco na história da marca, inspirou o futurista IONIQ 5. O modelo inaugura a categoria Crossover Utility Vehicle (CUV), o primeiro a chegar ao Brasil. Combinando autonomia, desempenho esportivo e tecnologia de ponta, oferece uma verdadeira experiência de direção futurista.

Com um design moderno e exclusivo, o carro elétrico se destaca pelo conceito de pixels paramétricos, que adicionam um toque de vanguarda ao visual robusto e sofisticado. Unindo inovação, potência e estilo, o modelo promete redefinir o conceito de mobilidade elétrica no país, transportando o legado da Hyundai para o futuro.

Conceito da criação do IONIQ 5 inspirado pelo modelo Pony Coupe.

Do passado para o futuro como referência

Uma mobilidade urbana consciente, inovadora e tecnológica são pilares da Hyundai desde a sua fundação. E para saber mais sobre nossas ideias, projetos, eventos e muito mais, se inscreva em nossa newsletter e descubra como estamos fazendo do presente um aliado do futuro.