Com o sucesso do HB20 no Brasil, a Hyundai decidiu apostar na produção nacional de um SUV. Após muitos estudos e análises, optou-se por um modelo mais compacto e versátil, que pudesse atender a todas as demandas do mercado brasileiro. Pensando em todos esses requisitos, a inspiração para criação foi o modelo IX25.
O SUV compacto já era um sucesso de vendas em mercados como a Índia, Rússia e China. Por isso, a aposta em trazer uma versão similar para o Brasil deu muito certo. Com modificações significativas, principalmente no design e no motor, o veículo foi rebatizado de CRETA, nome usado em todo o mercado latino-americano.
Além disso, a plataforma de montagem foi baseada na estrutura do sedan Elantra. O modelo importado para o Brasil contava com ótimo espaço interno e robustez, qualidades fundamentais para um SUV de qualidade.
O primeiro CRETA no Brasil não era apenas mais um SUV. Ele trazia consigo um design exclusivo, desenvolvido especialmente para atender às preferências do consumidor brasileiro. Linhas robustas e imponentes criavam uma presença marcante nas ruas, enquanto detalhes sofisticados, como a grade frontal hexagonal e os faróis com luzes diurnas de LED, agregavam um toque de elegância.
As rodas de liga leve de 17 polegadas e os detalhes cromados completavam o visual, transmitindo a sensação de um acabamento premium. Tudo isso com a preocupação da Hyundai em compreender a importância do design para o consumidor brasileiro, fazendo com que o modelo se tornasse referência em seu segmento.
Em seu lançamento, o CRETA estava disponível em três versões: Attitude, Pulse e Prestige. A versão de entrada, Attitude, já trazia itens de série como ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas e sistema de som com Bluetooth, oferecendo um bom nível de equipamentos por um preço competitivo.
As versões mais completas adicionavam itens como bancos de couro, central multimídia, câmera de ré, faróis de neblina e rodas de liga leve, atendendo aos consumidores que buscavam ainda mais conforto, tecnologia e sofisticação. O SUV foi oferecido com duas opções de motorização: 1.6 flex de 130 cv e 2.0 flex de 166 cv.
Ambos os motores contavam com tecnologia de duplo comando variável de válvulas (D-CVVT) e sistema start-stop, que desligava automaticamente o motor em paradas longas para economizar combustível. As opções de transmissão incluíam um câmbio manual de seis marchas e um câmbio automático de seis marchas.
Essa variedade permitia aos consumidores escolher a configuração que melhor se adequava às suas necessidades e preferências, seja priorizando economia de combustível ou desempenho.
Assim como nas versões atuais, o CRETA chegou ao mercado brasileiro repleto de tecnologias inovadoras e equipamentos de segurança. A central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas permitia conectividade com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, facilitando o acesso a aplicativos, navegação GPS e música.
O modelo contava de série com seis airbags, sendo dois duplos frontais, dois laterais de tórax e dois cortina, controle de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC) e sinalização de frenagem de emergência (ESS). Todas as versões foram equipadas com monitoramento de pressão baixa dos pneus, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, alerta visual de portas e porta-malas abertos para garantir a segurança de toda a família.
O primeiro CRETA no Brasil tornou-se um dos principais players no segmento de SUVs compactos. Seu sucesso se deve a uma combinação de fatores: design atraente, interior confortável, bom desempenho, equipamentos de segurança, tecnologia e uma gama de versões para atender a diferentes necessidades.
Até os dias de hoje, continua sendo um dos modelos mais vendidos em todo o país. E se você quiser saber como essa evolução aconteceu, conheça o CRETA Nova Geração, responsável por aprimorar o que já era bom.