1.   
    Home
  2.  > 
    A Hyundai

Uma fábrica no Brasil e várias pelo mundo

A Hyundai possui 10 fábricas no mundo e 7 delas são fora da Coreia do Sul. No Brasil, a fábrica é responsável por produzir os modelos HB20, que são montados apenas aqui, e o SUV Hyundai Creta. A fábrica brasileira fica localizada em Piracicaba, interior do Estado de São Paulo, e foi construída com investimento de US$ 700 milhões. A produção do primeiro modelo do HB20 teve início em setembro de 2012. Em 2016 foram investidos, na mesma planta, mais US$ 130 milhões para possibilitar a produção do Hyundai Creta. A fábrica opera em três turnos e tem capacidade de produção de 220.000 carros por ano, o que equivale a 44 carros por hora.

Imagem ilustrativa

Sobre a Hyundai Motor BrasilA Hyundai Motor Brasil iniciou oficialmente suas obras em Piracicaba em 25 de fevereiro de 2011. Ocupa uma área total de 1.390.00m², sendo 130.600m² de área construída. Na área da fábrica também ficam o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai Motor Group no hemisfério sul, três fornecedores: Hyundai Steel, Hyundai Mobis e Hyundai Dymos, além de uma pista de testes de 3 quilômetros de extensão onde 100% dos carros produzidos são testados. A cidade de Piracicaba foi escolhida por oferecer mão-de-obra de qualidade, boa infraestrutura e um parque de fornecedores locais já instalados e de elevada competência técnica. Além da montadora, fornecedores sul-coreanos também se instalaram na cidade formando um polo automotivo que gera cerca de 5 mil empregos diretos e 20 mil empregos indiretos.

Imagem ilustrativa

Certificação de Boas Práticas de Trabalho DecenteA Hyundai Motor Brasil, em conformidade com a legislação brasileira e pelo respeito por seus funcionários, é certificada com o Diploma de Boas Práticas de Trabalho Decente, concedido pela Secretaria de Emprego e Relações Trabalhistas do Estado de São Paulo (SERT). A certificação é baseada no conceito criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover o acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. E para reafirmar nosso compromisso, disponibilizamos os Relatórios de Igualdade Salarial referentes à São Paulo e Piracicaba. Estes documentos evidenciam nossa política de remuneração equitativa, assegurando que os salários sejam definidos pela função exercida, independentemente do gênero.

Lei de Igualdade Salarial 1º Semestre de 2024

Este ano, pela primeira vez, a Lei de Igualdade Salarial e Laboral do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou que empresas com mais de 100 empregados compartilhassem alguns dados de apuração sobre transparência salarial e critérios de remuneração. A Hyundai apresentou todos os dados solicitados para a elaboração do relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. A Hyundai possui os seguintes Programas e Políticas: • Programa de contratação de mulheres com deficiência - Todas as posições são abertas para pessoas com deficiência. A Hyundai se compromete em manter em seu quadro de colaboradores, pessoas reabilitadas ou com deficiência, além de promover constantemente uma cultura inclusiva que busca equidade e valoriza as diferenças de gênero, LGBTQI+, raça, etnia e gerações. • Incentivos à contratação de mulheres LGBTQIAPN+, mulheres negras (pretas e pardas) e mulheres chefes de família - Todas as posições são abertas para todos os públicos, e a empresa é comprometida em promover uma cultura inclusiva, que busca a equidade e valoriza as diferenças de gênero, LGBTQI+, raça, etnia e gerações. • Programa de mentoria feminina, visando ao aceleramento de carreira das mulheres - O Programa Elas Hyundai é um programa de mentoria para mulheres em cargo de liderança. Os mentores são líderes da Hyundai que compartilham seus conhecimentos, experiências e dicas com as mentoradas de acordo com seu objetivo profissional. As mentoradas são líderes mulheres que atuam nas áreas produtivas ou administrativas e recebem orientação, apoio e retorno dos mentores para se aprimorarem profissionalmente. • Grupos de afinidade como Empodera (espaço de acolhimento com o propósito de promover discussões sobre equidade de gênero) - O grupo Empodera é composto por colaboradores voluntários que se identificam com o gênero feminino e pessoas aliadas a esta causa. Tem como objetivo focar em pautas relacionadas à equidade de gênero, buscando ações e reflexões que ajudem a organização a avançar e evoluir em tratativas com colaboradores e clientes que pertençam ou se identifiquem com o tema, por meio de ações como rodas de conversa, mentoria, melhoria em benefícios e infraestrutura, entre outros. • Apoio gestacional, sala de amamentação, licença-maternidade estendida de seis meses e auxílio-creche para bebês de até dois anos. Os dados foram consolidados no portal do MTE e um relatório foi disponibilizado em 21 de março de 2024, por meio do Portal Emprega Brasil, para que a Hyundai realizasse a respectiva republicação. No entanto, a Hyundai identificou que algumas informações do relatório publicado pelo MTE não condizem com a totalidade dos dados enviados. Neste sentido, a Hyundai comunicou o MTE no dia 25 de março de 2024, as divergências por meio do protocolo Nº 308820.0307549/2024. No dia 28 de março de 2024, um novo relatório foi disponibilizado, porém, não reflete integralmente a realidade da organização. Até o presente momento não obtemos resposta do MTE acerca das inconsistências apontadas pela Hyundai. Tendo em vista os princípios da Hyundai e respeito à legislação, a Hyundai republica o Relatório assegurando a ampla publicidade conforme determinado na lei, com as ressalvas de que algumas informações estão inconsistentes.

Lei de Igualdade Salarial 2º Semestre de 2024

Este ano, pela primeira vez, a Lei de Igualdade Salarial e Laboral do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou que empresas com mais de 100 empregados compartilhassem alguns dados de apuração sobre transparência salarial e critérios de remuneração. A Hyundai apresentou todos os dados solicitados para a elaboração do relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. A Hyundai possui os seguintes Programas e Políticas: • Programa de contratação de mulheres com deficiência - Todas as posições são abertas para pessoas com deficiência. A Hyundai se compromete em manter em seu quadro de colaboradores, pessoas reabilitadas ou com deficiência, além de promover constantemente uma cultura inclusiva que busca equidade e valoriza as diferenças de gênero, LGBTQI+, raça, etnia e gerações. • Incentivos à contratação de mulheres LGBTQIAPN+, mulheres negras (pretas e pardas) e mulheres chefes de família - Todas as posições são abertas para todos os públicos, e a empresa é comprometida em promover uma cultura inclusiva, que busca a equidade e valoriza as diferenças de gênero, LGBTQI+, raça, etnia e gerações. • Programa de mentoria feminina, visando ao aceleramento de carreira das mulheres - O Programa Elas Hyundai é um programa de mentoria para mulheres em cargo de liderança. Os mentores são líderes da Hyundai que compartilham seus conhecimentos, experiências e dicas com as mentoradas de acordo com seu objetivo profissional. As mentoradas são líderes mulheres que atuam nas áreas produtivas ou administrativas e recebem orientação, apoio e retorno dos mentores para se aprimorarem profissionalmente. • Grupos de afinidade como Empodera (espaço de acolhimento com o propósito de promover discussões sobre equidade de gênero) - O grupo Empodera é composto por colaboradores voluntários que se identificam com o gênero feminino e pessoas aliadas a esta causa. Tem como objetivo focar em pautas relacionadas à equidade de gênero, buscando ações e reflexões que ajudem a organização a avançar e evoluir em tratativas com colaboradores e clientes que pertençam ou se identifiquem com o tema, por meio de ações como rodas de conversa, mentoria, melhoria em benefícios e infraestrutura, entre outros. • Apoio gestacional, sala de amamentação, licença-maternidade estendida de seis meses e auxílio-creche para bebês de até dois anos. Os dados foram consolidados no portal do MTE e um relatório foi disponibilizado em setembro de 2024, por meio do Portal Emprega Brasil, para que a Hyundai realizasse a respectiva republicação. No entanto, a Hyundai identificou que algumas informações do relatório publicado pelo MTE não condizem com as datas que o próprio MTE publica como sendo a Base de Dados, pois o Relatório disponibilizado consta Base de Remuneração Média e Mediana de 2022, publica que as Bases são de 2023 e no campo de Critérios de Remuneração continua com os dizeres de 1º Semestre de 2024. Tendo em vista os princípios da Hyundai e respeito à legislação, a Hyundai república o Relatório assegurando a ampla publicidade conforme determinado na lei, com as ressalvas de que algumas informações estão inconsistentes.

Responsabilidade social

A Hyundai possui uma estratégia de Responsabilidade Social Corporativa Global que estimula a adoção de projetos de longa duração para construir um futuro sustentável. É baseada em 3 pilares, alinhados à sua estratégia de negócio: Continue Earth, pautada na mitigação de impactos ambientais e desenvolvimento sustentável, Continue Mobility, dedicada a criar o futuro da mobilidade, especialmente para pessoas com deficiência e em áreas vulneráveis, e Continue Hope, com projetos que colaboram com o desenvolvimento das futuras gerações. Desde 2010, a Hyundai Motor Brasil promove ações de Responsabilidade Social no país. A primeira iniciativa foi trazer o Happy Move Global Youth Volunteers ao Brasil. Nos últimos anos, apoiamos diversas instituições que conduzem trabalhos sociais em Piracicaba, São Paulo e outras localidades, incluindo atividades educativas com crianças e adolescentes, como o desenvolvimento de oficinas de tecnologia e robótica (Hyundai Maker), eventos culturais e projetos esportivos, além de programas de reflorestamento de áreas degradadas. Confira alguns de nossos principais projetos abaixo!

  • Imagem ilustrativa

    Floresta IONIQO projeto Floresta IONIQ, iniciado em 2016, é executado com os objetivos de criar florestas ao redor do mundo e de melhorar seu manejo, adaptando-se às realidades regionais. Para além da Coréia do Sul, o projeto está sendo desenvolvido na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Índia, México, Turquia, República Tcheca e Vietnã. No Brasil, desde 2022, o projeto promove o reflorestamento a partir de técnicas sustentáveis de plantio. Além disso, ele contempla atividades educacionais em parceria com instituições de ensino superior e um robusto programa de capacitação e educação ambiental para estudantes, produtores rurais e técnicos locais. Com o apoio da TNC (The Nature Conservancy) Brasil, a Hyundai plantou 100.000 árvores de espécies nativas em áreas degradadas da Mata Atlântica nos estados de São Paulo e Minas Gerais. As áreas em Piracicaba (SP), Rosário de Limeira e Viçosa (MG) foram restauradas com métodos de plantio inovadores para o bioma, que também permitem a geração de renda para os produtores locais.

  • Imagem ilustrativa

    Hyundai MakerO projeto “Hyundai Maker” consiste na formação de professores e alunos de escolas públicas em Piracicaba nas temáticas de STEM, como robótica, programação e, de forma inovadora, a geração de energia por meio do hidrogênio. Cada escola participante do projeto também ganhou um laboratório equipado com materiais para a realização das atividades, incluindo protótipos de carros movidos a hidrogênio, tecnologia considerada como futuro da mobilidade. Os alunos envolvidos no programa desenvolveram projetos relacionados a soluções de acessibilidade e eficiência na mobilidade. Os diretores das escolas participantes destacaram a importância do projeto e ressaltaram que o entusiasmo das crianças pelo projeto também resultou em maior engajamento nas atividades escolares regulares, bem como a importância dessa formação para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes no futuro.

  • Imagem ilustrativa

    Festa das Nações de PiracicabaA Hyundai Motor Brasil é patrocinadora da Festa das Nações de Piracicaba desde 2010. A Festa das Nações é o maior evento multicultural local, que une apresentações de música instrumental, dança folclórica e a gastronomia de diversos países e regiões brasileiras. Ela ocorre há mais de 30 anos e colabora com a arrecadação de recursos para que entidades beneficentes fortaleçam sua atuação em diversas causas sociais. Anualmente, a montadora doa um carro para ser rifado pelas entidades participantes do evento, colaborando ainda mais para a arrecadação de recursos.

  • Imagem ilustrativa

    Sorriso CidadãoO projeto Sorriso Cidadão é uma parceria que ocorre desde 2014 entre a Hyundai Motor Brasil, os fornecedores do parque automotivo e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba. Trata-se de um consultório odontológico adaptado em um trailer que promove atendimento gratuito para crianças estudantes de escolas públicas, participantes de instituições sociais e trabalhadores da segurança pública de Piracicaba e Região. Desde o início da parceria, mais de 70 mil pessoas foram atendidas. Casos mais sérios são direcionados para uma clínica especializada em cirurgias odontológicas.

  • Imagem ilustrativa

    Orquestra Sinfônica de PiracicabaDesde 2015 a Hyundai patrocina a temporada anual de concertos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e a execução de três projetos sociais em escolas públicas municipais, proporcionando arte, cultura e educação musical para mais de 15 mil pessoas, todos os anos. Geridos pelo grupo de música erudita em atividade há mais tempo no país, os concertos da Orquestra são uma forma de incentivar a cultura e proporcionar acesso à música clássica para diversos públicos.

Gestão ambiental

Hyundai Motor Brasil realiza o monitoramento da fauna local. Nos últimos anos plantou 48 mil mudas para preservação do habitat de mais de 101 espécies de pássaros, 8 espécies de mamíferos, 16 espécies de anfíbios e 9 espécies de répteis. Com relação à gestão de resíduos, na fábrica de Piracicaba 100% dos resíduos gerados são selecionados, 90% reciclados e 10% recebem tratamento final ambientalmente adequado, atingindo a meta de aterro zero. O uso de gás natural, ao invés de outros combustíveis no processo de aquecimento, proporciona uma diminuição na emissão de particulados. A pintura automatizada e o uso de tinta à base de água permitem a otimização do consumo de matérias primas e a diminuição da geração de resíduos efluentes na água. E em 2020 foi a primeira empresa de Piracicaba a iniciar o projeto de reciclagem de bitucas de cigarros. As bitucas recolhidas são transformadas em uma massa celulósica, esse material descontaminado é misturado com compostos orgânicos e resíduos vegetais e serve de adubo para plantas em projetos de recuperação ambiental, o restante é transformado em cadernos e blocos de papel. Realiza o importante trabalho e projeto da Logística Reversa junto a rede concessionárias do Estado de São Paulo, tendo reciclado, nos anos de 2018 e 2019, 1.461.892 litros de óleo e 277 toneladas de filtro de óleo. Desde 2019, realiza a contabilização e auditoria de seu inventário de Gases de Efeito Estufa, participando do Programa Brasileiro GHG Protocol, obtendo o Selo Ouro como reconhecimento. Participa também do Programa Pira no Clima, que visa atender e mitigar os impactos das mudanças climáticas no Município de Piracicaba.

Imagem ilustrativa

Certificações

A Hyundai Motor Brasil possui as certificações ISO 9001 e ISO 14001 desde 2013 e ISO 45001 desde 2020. O Sistema de Gestão da Qualidade tem sua política alinhada com os valores da organização.

Política: Sistema de Gestão de Qualidade (ISO 9001)

A Hyundai Motor Brasil estabelece, documenta, implementa e mantém seu Sistema de Gestão Integrado em consonância com as Normas ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, visando à melhoria contínua de sua eficácia. O escopo do Sistema de Gestão Integrado da Hyundai Motor Brasil abrange a unidade de Piracicaba e considera: • as questões internas e externas no levantamento de riscos e oportunidades; • as necessidades e expectativas das partes interessadas para definição de requisitos legais; • o ciclo de vida do produto no levantamento de aspectos e impactos ambientais; • o controle e influência na cadeia de fornecedores de matéria prima e insumos; • as atividades no levantamento de perigos e riscos. Os processos considerados neste escopo, para fabricação de veículos nos modelos HB20 e Hyundai Creta são: Estamparia, Solda, Pintura, Montagem, Qualidade Assegurada, Controle de Qualidade, Controle de Vendas, Manutenção, Recursos Humanos, Pesquisa e Desenvolvimento, Geração e Fornecimento de Utilidades, Aprovação Técnica de Fornecedores, Aquisição de Materiais, Business Support e SGI. O escopo do sistema de gestão contempla a unidade da Hyundai Motor Brasil, excluindo-se as unidades fabris da Hyundai Mobis Brasil, Hyundai Transys Brasil, Hyundai Steel e Glóvis Brasil Logística.

Política: Sistema de Gestão Integrada (ISO 14001 e ISO 45001)

Logística Reversa

A Logística Reversa é definida como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social constituída por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e o destino dos resíduos sólidos para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Logística Reversa - Resultados 2018
Logística Reversa - Resultados 2019
Logística Reversa - Resultados 2020
Logística Reversa - Resultados 2021
Logística Reversa - Resultados 2022
Certificações

A Hyundai Motor Brasil possui as certificações ISO 9001 e ISO 14001 desde 2013 e OHSAS 18001 (agora ISO 45001) desde 2014. O Sistema de Gestão da Qualidade tem sua política alinhada com os valores da organização.

A Hyundai Motor Brasil estabelece, documenta, implementa e mantém seu Sistema de Gestão Integrado em consonância com as Normas ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007 (atual ISO 45001), visando à melhoria contínua de sua eficácia. O escopo do Sistema de Gestão Integrado da Hyundai Motor Brasil abrange a unidade de Piracicaba e considera: • as questões internas e externas no levantamento de riscos e oportunidades; • as necessidades e expectativas das partes interessadas para definição de requisitos legais; • o ciclo de vida do produto no levantamento de aspectos e impactos ambientais; • o controle e influência na cadeia de fornecedores de matéria prima e insumos; • as atividades no levantamento de perigos e riscos.

Imagem ilustrativa

Mensagem Corporativa da HyundaiInspire-se. Compartilhe nossa visão.

Imagem ilustrativa

HistóriaEspírito pioneiro, princípios duradouros.

Imagem ilustrativa

FilosofiaInspire-se. Compartilhe nossa visão.

A Hyundai possui fã-clubes por todo Brasil

Eles são nossos fãs e vice-versa: conheça os fã-clubes da Hyundai espalhados pelo país, pelos quais temos enorme admiração e gratidão. Por isso mesmo, buscamos sempre retribuir ao máximo todo carinho, com apoio, divulgação e ações exclusivas a todos os membros.